Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego

Crise gerada pelo coronavírus modificará o Programa Verde e Amarelo. Já aprovado pelo Senado, o texto do projeto estará sujeito a novas alterações para poder aumentar o número de brasileiros contratados pela modalidade. Nessa semana, o Congresso recebeu uma nova medida provisória que tem como finalidade permitir que pessoas com experiência no mercado possam atuar com o menor custo benefício ao empregador.

Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego (Imagem: Reprodução - Google)
Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, o projeto permitiria que apenas jovens, entre 18 e 29 anos, fossem contratados na categoria especial, exigindo que não tivessem histórico empregatício.

Ao longo das avaliações da proposta, passou a receber também pessoas com mais de 55 anos que enfrentavam dificuldades para integrar-se ao mercado.

Leia também: Vagas abertas no Itaú: 200 oportunidades entre aprendiz, estagiário e mais!

No entanto, com o aumento do desemprego gerado pela crise do coronavírus, o governo agora deseja permitir que os jovens entre 18 e 19 anos, que tenham experiências profissionais primarias, passem a ser inclusas no Verde e Amarelo.

Segundo secretário do Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, a decisão tem como finalidade reduzir o número de desemprego e incentivar os empresários a realizarem as contratações.

Ele afirma que, com o custo da mão de obra mais barata, a categoria poderá financiar a aceitação de novos serviços, aumentando o rendimento e produtividade de seus negócios.

 “Essa medida foi elaborada em novembro, quando a perspectiva para a economia em 2020 era outra, de crescimento dos empregos e ampliação do mercado de trabalho. O coronavirus mudou esse quadro”, explicou Dalcolmo.

Segundo ele, o texto precisará ser aprovado no plenário em breve e deverá ser validado até o dia 20 de abril, tendo passado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Sobre o Verde e Amarelo

O projeto, fruto da gestão do presidente Jair Bolsonaro, facilita a contratação da classe trabalhadora por meio de alterações nas leis trabalhistas. Quem for contratado pela modalidade, tem uma redução de 8% a 2% nas alíquotas das contribuições do FGTS.

Veja: Parcelas do MCMV podem ficar suspensas no Ceará em pedido do MPF

Além disso, a multa de demissão é mais barata, deixando de ser de 40% para ficar em 20%. Por fim, o programa isenta os empregadores também dos pagamentos referentes a contribuição previdenciária patronal, do salário-educação e da contribuição social para as entidades do “Sistema S”.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.