IPTU 2020: cidades de Santa Catarina adaptam pagamento na crise

Quarentena ocasionada pelo coronavírus muda a data de pagamento do Imposto Predial Urbano (IPTU 2020) de Santa Catarina. Diversas cidades da região resolveram estender a data final da cobrança, levando em consideração a determinação do governo do estado que prorrogou o prazo de isolamento social. Com isso, os valores dos tributos poderão ser quitados nos meses seguintes, a depender do município.

IPTU 2020: cidades de Santa Catarina adaptam pagamento na crise (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020: cidades de Santa Catarina adaptam pagamento na crise (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os gestores, a decisão levou em consideração não só os empecilhos de circulação nas cidades, como também a crise econômica que vem afetando todo o país. Diversos bancos e casas lotéricas tiveram suas portas fechadas e há algumas que estão funcionando com horário restrito.

Leia também: IPTU Recife de 2021 abre pagamento com desconto no próximo mês

Com receio de que os moradores não conseguissem quitar os valores ou ficassem expostos ao vírus, algumas prefeituras optaram pela prorrogação do prazo, de modo que inclusive garantisse o recolhimento dos impostos em um momento mais estável economicamente.

Quem ainda desejar pagar os valores agora, é solicitado que opte pelas ferramentas digitais. Os boletos estão todos disponíveis nos sites das prefeituras e para ter acesso basta informar o número de registro dos imóveis.

Na sequência, copiando ou rastreando o código de barras pelos aplicativos bancários, o contribuinte poderá se livrar do imposto sem correr riscos.

Novas datas do IPTU 2020 nas cidades de SC

Em São José, o pagamento das parcelas que deveriam vencer no dia 24 de abril, poderá ocorrer até o dia 30 de dezembro. Quanto aos valores de ISS e Taxa de Fiscalização, Posturas e Normas Urbanísticas (TFPU) ficaram para o dia 30 de julho.

Leia também: Atenção! Falsa mensagem sobre ‘coronavoucher’ pode roubar seus dados

Já em Palhoça, o calendário até o dia 15 de abril ofertará descontos de 20% para os devedores e 25% para quem estiver em dia. Quem pagar até o dia 15 de maio será contemplado com uma isenção que irá variar entre 10% e 15%. As parcelas de março, abril e maio ganharam mais 30 dias após o prazo inicial.

Em Blumenau os prazos seguem mantidos. Os valores de fevereiro e março já estão vencidos e os demais permanecem com as datas finais estipuladas no dia 13 de cada mês. O mesmo se aplica para a cobrança do ISS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.