IPTU Recife de 2021 abre pagamento com desconto no próximo mês

Contribuintes que quiserem antecipar o pagamento do IPTU Recife 2021 terão desconto. Nessa semana, a prefeitura municipal da cidade informou que estará disponibilizando os carnês de pagamento do imposto do próximo ano. O objetivo da ação é arrecadar receita para custear as medidas de contenção do coronavírus. A prestação de contas poderá ser iniciada a partir dessa quarta-feira (01) e não será de caráter obrigatório.

IPTU Recife de 2021 fica disponível para pagamento no próximo mês (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU Recife de 2021 fica disponível para pagamento no próximo mês (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o secretário de finanças da prefeitura, Ricardo Dandas, os valores não serão reajustados mediante as evoluções do IPCA.

Isso significa que, quem puder antecipar, pagará o imposto até 15% mais barato. O pagamento poderá ser feito até o dia 30 de junho desse ano, por meio dos aplicativos das instituições bancárias ou casas lotéricas.

Leia também: IPTU Maceió 2020 ganha nova data de vencimento

Para que não reste dúvida, informo que quem decidir antecipar o pagamento, depois não será cobrada a diferença do reajuste anual em cima do IPCA, essa correção não vai se aplicar”, reforçou.

Além disso, a secretaria resolveu também prorrogar o prazo da cota única para os tributos deste ano. Quem optou pelo pagamento parcelado em até 10 vezes e desejar antecipar os valores, terá 10% de desconto na quantia total. Nesse caso, a prestação de contas com reajustes acontecerá até o fim de abril.

Quem quiser emitir o boleto pode acessar o site da prefeitura do Recife, e informar o número de inscrição do imóvel na aba “IPTU”.

Medidas de emergência com o IPTU Recife 2021

Dantas afirma que nenhuma das ações são obrigatórias e que trata-se de uma medida para fornecer mais recursos a cidade que se encontra em quarentena por causa da pandemia.

“As primeiras ações de contenção apontam para a redução da receita, mas elas aconteceram após o dia 14, depois do fechamento da parcela do dia 10, então ainda não consegue mensurar pela arrecadação de março, mas esperamos uma queda já em abril”, explica.

Leia também: Atenção! Desconto no IPVA PA 2020 finaliza nesta segunda-feira (30)!

Segundo ele, aumentando a receita de forma imediata, os gestores poderão fornecer mais ações para garantir a segurança dos cidadãos no que diz respeito a contenção do vírus, além de minimizar os seus efeitos no mercado.

Acreditamos que vai dar para ajustar as contas. Essa medida de agora é para que o município possa estar estruturado para enfrentar a crise bem e voltar mais rápido, com menos mortes e pessoas afetadas“, conclui.

O IPTU Recife 2021 será direcionado para investir em áreas como saúde, segurança, educação e tudo o que pode dar suporte ao governo durante o período de instabilidade fiscal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.