Declaração do IR 2020 entra em pauta nessa semana para alterar prazo de entrega

Receita Federal recebe mais um pedido de adiamento do Imposto de Renda. Nessa semana, um grupo de parlamentares deverá se reunir na Câmara dos Deputados para validarem uma medida provisória que determine a prorrogação do envio da declaração do IR 2020. A ação vem sendo pedida há duas semanas e apresenta como justificativa o atual cenário de crise ocasionado pelo coronavírus.

Declaração do IR 2020 entra em pauta para alterar prazo de entrega (Imagem: Reprodução - Google)
Declaração do IR 2020 entra em pauta nessa semana para alterar prazo de entrega (Imagem: Reprodução – Google)

Há uma série de sugestões propostas pelos candidatos. A primeira delas, de autoria do deputado Rubens Bueno (Cidadania –PR), solicita que o IRPF 2020 seja encerrado apenas no dia 31 de julho.

Segundo ele, o prazo é necessário para que o mercado consiga obter os valores necessários do tributo e também para que os contribuintes arrecadem as documentações solicitadas.

Leia também: IRPF 2020: Receita divulga quantas pessoas ainda precisam declarar

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), reduziu o tempo do envio, mas acredita que a RF deve liberar o calendário até o dia 31 de maio. Ele defende que há uma necessidade de validar a proposta ainda essa semana, para que não haja possíveis transtornos com os atrasos.

“Acho que o projeto pode ser aprovado nesta semana ainda. Ontem, na reunião dos líderes foi tratado do assunto como importante por praticamente todos os presentes”, disse Van Hattem.

Questionamentos sobre o novo prazo para declaração do IR 2020

Além dos parlamentares, há outros pedidos de prorrogação em andamento. Organizações empresariais e até mesmo a sociedade civil seguem afirmando que nesse momento de calamidade é preciso priorizar o bem-estar e segurança da nação.

Leia também: Clientes Neon vão pagar juros menores durante a pandemia

No entanto, há quem afirme que a prorrogação poderá prejudicar nas próprias medidas de contenção da crise. Alguns economistas e até mesmo o Ministério da Economia afirmam que os valores dos impostos deverão contribuir nas injeções econômicas que irão minimizar os efeitos da pandemia.

Posicionamento da Receita Federal

Até então, a Receita segue mantendo a data final de entrega da declaração do IR 2020. Inicialmente divulgada, e fixada no dia 30 de abril.

No entanto, a mesma já informou que está avaliando a possibilidade de prorrogar o prazo, mas ainda não estimulou um novo calendário.

Os parlamentares defendem que o motivo desse silêncio e da demora para decidir um novo prazo tem como finalidade arrecadar o máximo de tributos possíveis por meio das entregas das declarações.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA