Declaração do IR 2020 entra em pauta nessa semana para alterar prazo de entrega

Receita Federal recebe mais um pedido de adiamento do Imposto de Renda. Nessa semana, um grupo de parlamentares deverá se reunir na Câmara dos Deputados para validarem uma medida provisória que determine a prorrogação do envio da declaração do IR 2020. A ação vem sendo pedida há duas semanas e apresenta como justificativa o atual cenário de crise ocasionado pelo coronavírus.

Declaração do IR 2020 entra em pauta para alterar prazo de entrega (Imagem: Reprodução - Google)
Declaração do IR 2020 entra em pauta nessa semana para alterar prazo de entrega (Imagem: Reprodução – Google)

Há uma série de sugestões propostas pelos candidatos. A primeira delas, de autoria do deputado Rubens Bueno (Cidadania –PR), solicita que o IRPF 2020 seja encerrado apenas no dia 31 de julho.

Segundo ele, o prazo é necessário para que o mercado consiga obter os valores necessários do tributo e também para que os contribuintes arrecadem as documentações solicitadas.

Leia também: IRPF 2020: Receita divulga quantas pessoas ainda precisam declarar

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), reduziu o tempo do envio, mas acredita que a RF deve liberar o calendário até o dia 31 de maio. Ele defende que há uma necessidade de validar a proposta ainda essa semana, para que não haja possíveis transtornos com os atrasos.

“Acho que o projeto pode ser aprovado nesta semana ainda. Ontem, na reunião dos líderes foi tratado do assunto como importante por praticamente todos os presentes”, disse Van Hattem.

Questionamentos sobre o novo prazo para declaração do IR 2020

Além dos parlamentares, há outros pedidos de prorrogação em andamento. Organizações empresariais e até mesmo a sociedade civil seguem afirmando que nesse momento de calamidade é preciso priorizar o bem-estar e segurança da nação.

Leia também: Clientes Neon vão pagar juros menores durante a pandemia

No entanto, há quem afirme que a prorrogação poderá prejudicar nas próprias medidas de contenção da crise. Alguns economistas e até mesmo o Ministério da Economia afirmam que os valores dos impostos deverão contribuir nas injeções econômicas que irão minimizar os efeitos da pandemia.

Posicionamento da Receita Federal

Até então, a Receita segue mantendo a data final de entrega da declaração do IR 2020. Inicialmente divulgada, e fixada no dia 30 de abril.

No entanto, a mesma já informou que está avaliando a possibilidade de prorrogar o prazo, mas ainda não estimulou um novo calendário.

Os parlamentares defendem que o motivo desse silêncio e da demora para decidir um novo prazo tem como finalidade arrecadar o máximo de tributos possíveis por meio das entregas das declarações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.