BNDES vai liberar em abril o financiamento para companhias aéreas

Em meio a pandemia do novo coronavírus, diversas instituições estão desenvolvendo novas linhas de crédito e financiamento para empresas enfrentarem este momento. Uma das novidades foram compartilhadas pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

BNDS vai liberar em Abril o financiamento para companhias aéreas (Reprodução/Internet)
BNDS vai liberar em Abril o financiamento para companhias aéreas (Reprodução/Internet)

A declaração foi realizada pelo presidente Gustavo Montezano, no último domingo (29). Entre as ações, o financiamento para ajudar as companhias aéreas. Mas, o processo será realizado para a operação brasileira das empresas e não vai ter subsídios.

Leia Também: Financiamentos de imóveis e carros serão prorrogados por 60 dias; aprenda a pedir adiamento

Estas ações são direcionadas para as companhias aéreas uma vez que há uma crise estabelecida com a queda na demanda por voos internacionais e nacionais diante da pandemia de coronavírus.

Desta forma, as empresas têm registrado quedas de mais de 70% no mercado doméstico e de mais de 90% no mercado internacional. Ainda de acordo com o presidente, a expectativa é de lançar em abril.

Ainda de acordo com o profissional, o financiamento deverá oferecer um baixo juros para as companhias, mas ainda assim sem subsídio. Ele ainda pontua que a taxa competitiva será de forma baixa, para que não pressione o fluxo de caixa das empresas.

“A ideia é que o Tesouro, o BNDES, o setor público tenha alguma remuneração da operação que pague suas contas. Não faremos operação subsidiada”, destacou o presidente. Todos as campanhas podem solicitar acesso à linha de financiamento.

Os recursos desta forma poderão ser utilizados para realizar o pagamento de outros financiamentos. Ainda assim, o BNDES, deseja realizar um esforço de alongamento, de refinanciamento para que as empresas possam passar por esse período temporário de redução da demanda de vôos.

Leia Também: Ampliação do BPC pode ser prorrogada para 2021 em novo pedido do Congresso

O financiamento será feito por uma debenture reversível. De acordo com o profissional, o dinheiro é disponibilizado para as companhias a uma taxa de juro baixa.

No mês de março, governo anunciou algumas medidas para ajudar as empresas em diversas áreas. Inclusive, ampliação no prazo para devolução do valor pago pelas passagens aéreas canceladas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!