BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício

O Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC, é um importante benefício assistencial do governo. Nesta matéria vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre ele.

BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício
BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício (Foto: Google)

O BPC oferece um salário mínimo, ou seja, R$1.045 para idosos com mais de 65 anos e que não conseguem se manter financeiramente. Também estão inclusas pessoas com deficiência mental e física que comprovem baixa renda.

Leia Mais: Alívio! BPC não será bloqueado por pelo menos 120 dias

Para ter acesso ao beneficio, além de ter a idade mínima exigida deve comprovar sua situação financeira.

Até o início desse ano era preciso ter ganho menor que ¼ do salario mínimo por pessoa. Considerando os familiares que moram com o requerente, como por exemplo, esposo ou esposa, companheiros, irmãos solteiros, enteados solteiros e menores tutelados.

No entanto, no dia 24 de março foi publicado no Diário Oficial da União uma nova medida que altera o ganho per capita para meio salário mínimo. Com essa alteração, mais pessoas devem receber o benefício.

O INSS neste caso de benefício assistencial, dispensa a obrigatoriedade de contribuições. Mas ressalta que o auxílio, praticado nesta modalidade, não dá direito a pensão por morte e ao 13° salário.

Quem necessita do benefício deve fazer o registro no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, procurando pelo núcleo de assistência social (CRAS) da cidade onde mora. Quem já tiver inscrito, devem atualizar os dados a cada dois anos.

O próximo passo é fazer o requerimento no momento da análise do benefício. Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e fazer login no sistema. Quando entrar, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.

Após isso, clique em “novo requerimento”, “atualizar”, e confira se as informações registradas estão corretas. Se estiver clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “BPC” e selecione o serviço desejado.

Depois de enviar a solicitação, o segurado deve esperar a resposta do INSS e para acompanhar o processo é só acessar o portal.

Os créditos são feitos juntamente com os demais salários do INSS, acompanhando o calendário oficial.

Leia Mais: Coronavírus: estados e municípios recebem R$85,8 bilhões em novo pacote

Importante ressaltar que neste momento, foi adiado por 120 dias o cronograma de bloqueios de pagamentos e suspensão do BPC como forma de evitar deslocamentos de pessoas que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus como por exemplo, os idosos.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.