BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício

O Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC, é um importante benefício assistencial do governo. Nesta matéria vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre ele.

BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício
BPC: requisitos, inscrição, pagamento em um guia completo sobre o benefício (Foto: Google)

O BPC oferece um salário mínimo, ou seja, R$1.045 para idosos com mais de 65 anos e que não conseguem se manter financeiramente. Também estão inclusas pessoas com deficiência mental e física que comprovem baixa renda.

Leia Mais: Alívio! BPC não será bloqueado por pelo menos 120 dias

Para ter acesso ao beneficio, além de ter a idade mínima exigida deve comprovar sua situação financeira.

Até o início desse ano era preciso ter ganho menor que ¼ do salario mínimo por pessoa. Considerando os familiares que moram com o requerente, como por exemplo, esposo ou esposa, companheiros, irmãos solteiros, enteados solteiros e menores tutelados.

No entanto, no dia 24 de março foi publicado no Diário Oficial da União uma nova medida que altera o ganho per capita para meio salário mínimo. Com essa alteração, mais pessoas devem receber o benefício.

O INSS neste caso de benefício assistencial, dispensa a obrigatoriedade de contribuições. Mas ressalta que o auxílio, praticado nesta modalidade, não dá direito a pensão por morte e ao 13° salário.

Quem necessita do benefício deve fazer o registro no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, procurando pelo núcleo de assistência social (CRAS) da cidade onde mora. Quem já tiver inscrito, devem atualizar os dados a cada dois anos.

O próximo passo é fazer o requerimento no momento da análise do benefício. Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e fazer login no sistema. Quando entrar, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.

Após isso, clique em “novo requerimento”, “atualizar”, e confira se as informações registradas estão corretas. Se estiver clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “BPC” e selecione o serviço desejado.

Depois de enviar a solicitação, o segurado deve esperar a resposta do INSS e para acompanhar o processo é só acessar o portal.

Os créditos são feitos juntamente com os demais salários do INSS, acompanhando o calendário oficial.

Leia Mais: Coronavírus: estados e municípios recebem R$85,8 bilhões em novo pacote

Importante ressaltar que neste momento, foi adiado por 120 dias o cronograma de bloqueios de pagamentos e suspensão do BPC como forma de evitar deslocamentos de pessoas que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus como por exemplo, os idosos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.