Calendário FGTS começa no próximo mês; confira os dias!

Após o fim do pagamento do saque-imediato, no mês de abril começam um novo calendário FGTS para os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário.

Calendário FGTS começa no próximo mês; confira os dias!
Calendário FGTS começa no próximo mês; confira os dias! (Imagem: Reprodução/Google)

Em média, já aderiram ao saque-aniversario 1,5 milhão de trabalhadores. Ao optar por esta modalidade, o trabalhador poderá retirar todo ano um percentual de seu FGTS, mas ficará sem direito ao saque do Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa.

RECOMENDAMOS TAMBÉM:

O prazo para a escolha desta modalidade termina no último dia do mês de aniversário do trabalhador. Para nascidos em janeiro e fevereiro, meses que já foram finalizados, os que não optaram pela medida somente conseguirão o benefício em 2021.

Portanto, se você faz aniversario em março e pretende aderir ao saque-aniversário se apresse e manifeste sua decisão até o dia 31. O pedido deve ser feito no site da Caixa ou pelo aplicativo.

Calendário FGTS: saque aniversário

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Como foi mencionado, os optantes pelo saque-aniversário não poderão sacar o total da conta por motivo de demissão, mas têm direito a todas as demais modalidades de saque, que incluem a multa rescisória, por exemplo.

Já os demais saques ficam mantidos, como para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que já estão previstos anteriormente na lei.

Valor de saque

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, dependendo do quanto já possuem conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

As alíquotas aplicadas sobre o fundo foram definidas nesta tabela:

Divulgação Caixa
Divulgação Caixa

Leia Mais: Coronavírus: Declaração do IR 2020 pode sofrer adiamento de 1 mês

Economistas alertam que a adesão à modalidade aniversário só deve ser feita em último caso. Isto é, a solicitação é uma saída apenas para pessoas que têm dívidas com enormes taxas de juros e não conseguem quitar os valores em aberto de outra maneira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.