Detran RN muda sistema de atendimento e afeta motoristas

Nesta segunda-feira (23), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran- RN) suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades do estado. Segundo o órgão, a medida foi tomada após um decreto publicado pelo Governo, seguindo as determinações para a diminuição de circulação de pessoas em espaços público e coletivos, para que o coronavírus não se espalhe.

Detran RN muda sistema de atendimento e afeta motoristas
Detran RN muda sistema de atendimento e afeta motoristas (Imagem: Reprodução/Google)

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), que venceram desde o dia 19 de fevereiro deste ano, terão o seu prazo prorrogado para fins de fiscalização. 

Leia Também: INSS, Detran e outras: veja o que muda no atendimento público do Piauí

O prazo para o processo de habilitação do candidato foi estendido de 12 para 18 meses, inclusive para os processos administrativos já em trâmite. 

Os documentos de veículos, para fins de fiscalização, ficam interrompidos por tempo indeterminado. Incluindo o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020, e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

Apesar disso, a data de vencimento do licenciamento e do IPVA ainda estão mantidos. Neste período a população pode utilizar alguns serviços online, disponível no site do Detran RN.

Podem ser realizadas anos canais digitais, as solicitações da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, emissão de boletos referentes ao licenciamento e IPVA.

Aqueles que desejaram podem baixar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito para utilizar a CNH Digital.

Vale ressaltar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2019, continua válido não sendo necessário que nenhum condutor de veículo porte o documento 2020, pelo menos por enquanto. 

O motorista ainda precisa cumprir datas de pagamentos de tributos e taxas. E como o Detran RN está temporariamente fechado, a orientação é que os boletos sejam retirados no site do órgão.

Leia Também: INSS: saiba como consultar pedido de revisão que será liberado essa semana

A placas finais 1 e 2 podem usar o CRLV 2019 até setembro; 3, 4, e 5 até outubro; 6, 7, e 8 até novembro; 9 e 0 até dezembro. Para ter o CRLV 2020 é preciso pagar a taxa de envio dos Correios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!