Qual melhor momento para declarar o IR 2020?

Entregar a declaração do Imposto de Renda (IR 2020) é uma obrigação para a maior parte dos brasileiros. O prazo final para o envio do documento é 31 de abril, mas fazer e entregar a declaração mais cedo, faz o contribuinte ter vantagens.

Qual melhor momento para declarar o IR 2020? Entenda aqui
Qual melhor momento para declarar o IR 2020? Entenda aqui (Foto: Google)

A declaração é obrigatória para quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa entre outros) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2019.

Leia Mais: IRPF 2020: rescisão de 2019 precisa ser incluída na sua declaração

Neste ano, a Receita separou a restituição do IRPF 2020 em cinco lotes que começam em maio e vão ate o fim de setembro. Pessoas com deficiência mental, física ou doenças graves têm prioridade de recebimento no primeiro depósito de restituição.

Marcela Kawati economista-chefe do SPC Brasil diz que “É vantajoso receber a restituição antes porque você pode usar o dinheiro a seu favor”.

No caso de dívidas, pode pagá-las logo e assim se livrar dos juros mais rapidamente. Se não for o caso, você pode investir o dinheiro. Quanto antes aplicar o dinheiro da restituição, mais tempo ele vai ter para render.

O valor é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, até ser devolvido ao contribuinte. Porém, com a Selic está em 4,25% ao ano, a mínima histórica, outras aplicações podem render mais, como fundos multimercados, fundos imobiliários ou ações.

Portanto, não vale a pena deixar a sua restituição do IR 2020 ficar rendendo 100% da Selic, que hoje está em baixa dentro dos cofres da Receita.

Entregar a declaração logo de início não é totalmente garantia de recebimento da restituição nos primeiros lotes, caso a Receita resolva fazer uma apuração mais a fundo. Está aí a importância do preenchimento de informações completas e com máxima atenção

“Especialmente quem tem vários rendimentos e bens para declarar deve começar a preencher a declaração o quanto antes, para ter tempo de colocar as informações no programa com calma. Isso é importante para que a declaração saia correta”, conta Marcela.

Leia Mais: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus

Em todo caso, quanto antes o contribuinte envia a declaração do IR 2020, alivia uma responsabilidade. E mais, constatando algum erro, há tempo de fazer uma retificação antes do prazo ser encerrado em 31 de abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.