13° salário do INSS: antecipação é liberada; saiba quando vai receber

Atenção aos aposentados e pensionistas do INSS. Entre os dias 24 de abril e 8 de maio, deve sair a primeira parcela do 13° salário do INSS, de acordo com informações da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Para que as datas sejam cravadas, elas necessitam de um decreto do presidente Jair Bolsonaro.

Leia Mais: Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS

“A previsão é de que a antecipação esteja disponível a partir da folha de pagamento de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio”, disse a secretaria.

Bruno Bianco, secretário especial da Presidência e Trabalho, chegou a dizer que a primeira parcela do 13° seria pago entre o final de março e o começo de abril.

Normalmente, esta antecipação ocorre no segundo semestre. Mas diante do cenário incontrolável provocado pelo coronavírus uma série de medidas foram anunciadas pelo governo e uma delas foi esta antecipação de 50% do benefício.

As datas de pagamento acontecem de acordo com valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9. Os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário mínimo.

Pra saber quando vai receber a antecipação veja o calendário abaixo:

O direito à esta remuneração é para todos que durante o ano receberam um desses auxílios:

  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão
  • Salário-maternidade

Destacamos que as pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao 13° salário do INSS.

Leia Mais: Pagamento do BPC para mais beneficiados depende de explicação judicial

O governo federal espera que a antecipação do décimo terceiro para este público faça a injeção de R$ 23 bilhões na economia na tentativa de estimular a compra e movimentação de dinheiro no país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.