Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS

Com a proliferação do coronavírus, o Governo Federal anunciou a redução dos juros do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida faz parte do pacote de providências que têm como objetivo reduzir os danos ocasionados pela pandemia. Além da facilitação do crédito, o ministério também pretende antecipar os pagamentos do INSS.

Crédito consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS (Imagem: Reprodução - Google)
Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS (Imagem: Reprodução – Google)

A ideia é que no mês de abril os aposentados e pensionistas do INSS vão ter direito a antecipação de 50% do 13° salário, de modo que os beneficiários tenham acesso mais rápido aos pagamentos. Ao todo, serão concedidos cerca de R$ 23 bilhões para essa rodada.

Leia também: Aposentadoria do INSS: tire todas as suas dúvidas sobre o benefício

Por fim, o ministério da economia também está planejando liberar outros saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, fazendo com que o trabalhador tenha mais recursos financeiros.

O pagamento do saque-imediato, iniciado desde o ano passado, se encerrará no dia 31 desse mês e a partir da primeira semana de abril os brasileiros poderão ter acesso aos valores da função aniversário.

Ações de incentivo ao consignado

Até 2019, as regras determinavam que os aposentados e pensionistas deveriam esperar 90 dias para poder solicitar o serviço nos bancos. No entanto, com a nova proposta, o prazo será encurtado para que a liberação possa acontecer de forma mais rápida.

Além disso, o texto do projeto deseja também aumentar a margem de aceitação do serviço, através da redução de juros. O percentual cobrado aos contratantes ainda não foi divulgado, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, deverá ser informado ainda nessa semana. Atualmente, o juros é de 2,08% ao mês ou 28% ao ano.

Leia também: BPC vai beneficiar novos grupos; confira quem pode se inscrever!

O que é o empréstimo consignado

Trata-se de um serviço financeiro, ofertado para aposentados e pensionistas, que permite o empréstimo de valores descontados diretamente de suas folhas de pagamento, por meio de suas aposentadorias e pensões. A modalidade é utilizada pelos servidores públicos e pode comprometer até 35% da renda total do solicitante.

Para poder usufruir, o interessado pode assinar contrato com qualquer banco, seguradora ou demais instituições financeiras de seu interesse. Os valores do empréstimo consignado variam de acordo com a renda e solicitação de cada cadastrado, e podem ser parcelados em até 72 meses.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA