Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS

Com a proliferação do coronavírus, o Governo Federal anunciou a redução dos juros do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida faz parte do pacote de providências que têm como objetivo reduzir os danos ocasionados pela pandemia. Além da facilitação do crédito, o ministério também pretende antecipar os pagamentos do INSS.

Crédito consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS (Imagem: Reprodução - Google)
Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS (Imagem: Reprodução – Google)

A ideia é que no mês de abril os aposentados e pensionistas do INSS vão ter direito a antecipação de 50% do 13° salário, de modo que os beneficiários tenham acesso mais rápido aos pagamentos. Ao todo, serão concedidos cerca de R$ 23 bilhões para essa rodada.

Leia também: Aposentadoria do INSS: tire todas as suas dúvidas sobre o benefício

Por fim, o ministério da economia também está planejando liberar outros saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, fazendo com que o trabalhador tenha mais recursos financeiros.

O pagamento do saque-imediato, iniciado desde o ano passado, se encerrará no dia 31 desse mês e a partir da primeira semana de abril os brasileiros poderão ter acesso aos valores da função aniversário.

Ações de incentivo ao consignado

Até 2019, as regras determinavam que os aposentados e pensionistas deveriam esperar 90 dias para poder solicitar o serviço nos bancos. No entanto, com a nova proposta, o prazo será encurtado para que a liberação possa acontecer de forma mais rápida.

Além disso, o texto do projeto deseja também aumentar a margem de aceitação do serviço, através da redução de juros. O percentual cobrado aos contratantes ainda não foi divulgado, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, deverá ser informado ainda nessa semana. Atualmente, o juros é de 2,08% ao mês ou 28% ao ano.

Leia também: BPC vai beneficiar novos grupos; confira quem pode se inscrever!

O que é o empréstimo consignado

Trata-se de um serviço financeiro, ofertado para aposentados e pensionistas, que permite o empréstimo de valores descontados diretamente de suas folhas de pagamento, por meio de suas aposentadorias e pensões. A modalidade é utilizada pelos servidores públicos e pode comprometer até 35% da renda total do solicitante.

Para poder usufruir, o interessado pode assinar contrato com qualquer banco, seguradora ou demais instituições financeiras de seu interesse. Os valores do empréstimo consignado variam de acordo com a renda e solicitação de cada cadastrado, e podem ser parcelados em até 72 meses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.