Conta de água de 506 mil famílias são suspendidas por João Dória

Diante da confirmação de três mortes ocasionadas pelo Covid-19, o governo de São Paulo anunciou um pacote de medidas para beneficiar a população. Entre as ações, João Dória (atual governador) determinou a suspensão do pagamento da conta de água para mais de 506 mil famílias que usufruem da tarifa social. A isenção acontecerá a partir do primeiro dia de abril e se estenderá por todo o estado durante os próximos 90 dias.

Conta de água de 506 mil famílias são suspendidas por João Dória (Imagem: Reprodução - Google)
Conta de água de 506 mil famílias são suspendidas por João Dória (Imagem: Reprodução – Google)

Ficarão livres da cobrança todos aqueles que já gozavam da tarifa social. Trata-se de um benefício destinado a residências de até uma família que tenha renda baixa. São cidadãos desempregados, que residem em habitações coletivas ou área de risco, com uma renda de até três salários mínimo.

Leia também: Coronavírus: como a crise internacional afeta o seu emprego?

Entre as exigências, é preciso que o espaço da casa seja de até 60 m²; tenha um consumo de energia de até 170 kWh por mês; não possua débitos no nome do imóvel; valide o cadastro no programa a cada 24 meses; e tenha um consumo máximo de 15 metros cúbicos.

Além de ausentar parte da sociedade do pagamento da conta de água, o governador também anunciou que cerca de 165 mil professores da rede estadual de ensino terão suas férias antecipadas a partir desta segunda-feira (23).

Também foram canceladas as cobranças dos devedores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, pelos próximos 90 dias. Nesse caso, a medida passará a valer a partir do dia 1 de abril.

Suspensão das atividades religiosas

Quanto a acumulação de pessoas por metro quadrado, Dória solicitou que as igrejas e templos da região metropolitana de São Paulo cancelassem eventos que provoquem aglomerações. No entanto, não determinou o fechamento das catedrais.

Leia também: Pagamento do seguro desemprego é sugerido por bares para bancar funcionários

“Isto não significa o fechamento de igrejas ou templos ou outras áreas que as pessoas se reúnem para fazer suas orações. Apenas a recomendação para que não promovam mais, presencialmente, missas e cultos”, explicou.

A recomendação é que, pelos próximos 60 dias, os fiéis que comparecerem ao templos estejam há, pelo menos, 3 metros de distância um do outro.

Nos óbitos já confirmados no estado, as vítimas foram todas homens, acima dos 60 anos, que já apresentavam problemas de saúde. O atendimento deles foi realizado em hospitais particulares da capital, mas infelizmente não conseguiram sobreviver a doença.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.