Dívidas em bancos serão prorrogadas por 60 dias

Bancos estenderão o prazo para os devedores ativos. Na última segunda-feira (16), o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reuniu para definir estratégias de contenção da crise. Entre as propostas debatidas, o comitê anunciou que o prazo para renegociação de dívidas em bancos serão aumentados para 60 dias.

Dívidas em bancos serão prorrogadas por 60 dias (Imagem: Reprodução - Google)
Dívidas em bancos serão prorrogadas por 60 dias (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com os gestores, a iniciativa tem como objetivo amenizar os efeitos da crise ocasionada pelo coronavírus. Aqueles que estiverem com valores em aberto em qualquer banco, terão até 60 dias, após o vencimento da dívida, para poder quita-la.

Leia também: Servidores federais recebem novas regras de trabalho devido a pandemia

Anteriormente, o prazo era de 30 dias após a data final. No entanto, com as instabilidades econômicas, as instituições precisarão reavaliar as cobranças de modo que possibilite que seus clientes ainda possam realizar tais transições.

“A Febraban e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória”, anunciou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No que cabe ao governo federal, foi instaurada uma medida que permite que os bancos não aumentem o provisionamento no caso de repatriação de operações de crédito realizadas nos próximos seis meses.

De acordo com a equipe econômica do ministro, Paulo Guedes, a ideia é que o mercado de crédito seja cada vez mais solicitado, de modo que possibilite recursos para que os brasileiros permaneçam realizando movimentações no mercado.

Leia também: Crédito consignado do INSS recebe nova taxa de juros mais atrativa

Entre as propostas que vão além da prorrogação de dívidas em bancos, o poder federal também anunciou a facilitação do empréstimo consignado. A partir dos próximos dias, os aposentados e pensionistas do INSS que tiverem interesse no serviço, contarão com uma serie modificações que tornará o empréstimo mais atrativo.

Os juros aplicados foram reduzidos em mais de 1%. Além disso, o prazo de pagamento final deixará de ser de 71 meses para ser de 84 meses.

O governo avalia ainda a possibilidade de aumentar a taxação da solicitação de acordo com a renda salarial do beneficiário, podendo ficar em valores superiores a 35% (atualmente em vigor).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.