Saiba como receber a restituição do IRPF liberada nesta 2°-feira

Nesta segunda-feira (16), a Receita Federal começou a realizar mais um pagamento da restituição do IRPF para o lote residual referente aos exercícios de 2008 a 2019. O crédito será depositado para 72.546 contribuintes.

Saiba como receber a restituição do IRPF liberada nesta 2°-feira
Saiba como receber a restituição do IRPF liberada nesta 2°-feira (Imagem:Montagem/FDR)

A Receita informou que os pagamentos totalizam R$240 milhões, desse montante R$104,186 milhões são para os contribuintes com prioridade de atendimento. Sendo:

  • 1.848 idosos acima de 80 anos;
  • 11.528 entre 60 e 79 anos;
  • 1.621 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 5.667 contribuintes que sua maior fonte de renda seja o magistério. 

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Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou pelo telefone Receitafone 146.

Na consulta ao site da Receita Federal, serviço e-CAC, é possível que o contribuinte tenha acesso ao extrato da declaração e verifique se há inconsistência em seus dados.

Caso seja identificado, deve avaliar o que foi apontado como erro e fazer a regularização, mediante a entrega de declaração retificadora. 

Além disso, é disponibilizado o aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou “Receita Federal” para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

O valor depositado será corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, que foi acumulada entre a entrega da declaração até agora.

Porém, depois de cair na conta esse saldo não recebe mais nenhum acréscimo. Os percentuais variam, para as declarações de 2019 serão de 4,77%. Já para as declarações que foram entregues em 2008, o percentual é de 113,05%.  

Caso tenha direito e o valor não caia na conta que foi informada no documento entregue à Receita, é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

O dinheiro ficará disponível para saque pelo período de um ano. Caso o beneficiário não resgatar neste prazo, ele deverá solicitar novamente pelo site. 

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Para isso basta ir em “formulário eletrônico” e depois em “pedido de pagamento de restituição” ou no e-CAC, em “extrato do processamento da DIRPF”.

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