Informe de rendimentos: saiba como emitir o documento no Itaú

Já está preparando sua declaração do Imposto de Renda 2020? O prazo começou e quanto mais breve você fizer a entrega melhor será. O informe de rendimentos financeiros é um dos documentos que serão solicitados para preencher sua declaração. Se você é cliente do banco Itaú, saiba aqui como emitir.

Informe de rendimentos: saiba como emitir o documento no Itaú
Informe de rendimentos: saiba como emitir o documento no Itaú (Imagem: Reprodução/ Google)

Os clientes do Itaú têm a facilidade de poder emitir o documento pela internet. Este extrato é necessário para que a Receita federal possa confirmar informações sobre quanto foi pago de imposto pelo contribuinte no ano. Ver despesas dedutíveis que foram colocadas na declaração, e por fim verificar se houve alguma sonegação.

Leia Mais: Errou na declaração do IRPF 2020? Aprenda a fazer a retificação

Passo a passo como fazer a emissão do Informe de Rendimentos:

Entre no site do Itau.com.br e nos campos “Opções de acesso”, informe o número de sua agência e conta.

Imagem: Print de tela

Utilize o teclado virtual para colocar sua senha eletrônica de seis dígitos. Este código é exclusivo para o acesso a área do cliente no site. Ela é diferente de sua senha que utiliza em caixas eletrônicos, por exemplo.

Imagem: Print de tela

Após fazer o login, vá até o menu e encontre a opção Conta Corrente. Em seguida, clique em “Ver mais”.

Imagem: Print de tela

Chegando na opção “Declaração do Imposto de Renda”, escolha informe de rendimentos financeiros:

Informe de rendimentos IRPF 2020
Imagem: Print de tela

O ano de exercício será atualizado de forma automática. Na tabela “Informes disponíveis”, vá até a linha “Rendimentos Financeiros” e clique em “Visualizar”.

Informe de rendimentos IRPF 2020
Imagem: Print de tela

Para finalizar, coloque sua senha do cartão e vá em continuar. Com os dados o sistema vai gerar o informe de rendimentos que deve ser incluso no IRPF.

Informe de rendimentos IRPF
Imagem: Print de tela

Leia Mais: 13° dos aposentados será antecipado para reduzir impacto do coronavírus

IRPF 2020

O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

O cálculo do tributo tem por base uma nova riqueza produzida pelo contribuinte, seja por fruto de trabalho, capital, ou ambos (rendimentos tributáveis), sobre a qual se aplica uma porcentagem (alíquota), obedecendo tabela produzida pelo organismo fiscalizador de cada país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.