Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas

Atenção motoristas de São Paulo. Nessa semana, os proprietários de automóveis com a placa final entre os números 4 e 7 terão que encerrar o pagamento da terceira parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Hoje (16), o calendário IPVA SP marca a data final da cobrança para quem tiver o dígito final 4, amanhã (17) para o 5 e até sexta-feira (20) o numeral 7.

Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas
Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas (Foto: Reprodução / Google)

Aqueles que estiverem sem seus boletos, podem solicitar a segunda via por meio do site do Detran SP. O procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento. Para ter acesso, basta entrar no portal do órgão, ir até a opção “Veículos”, depois “Débitos, restrições e vistorias”.

Na sequência, é preciso preencher as informações solicitadas, como o número do Renavam do automóvel (documento utilizado para identificar o veículo). Ao confirmar os dados, os carnês ficarão disponíveis automaticamente, podendo ser pagos em alguma agência bancária ou então por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

Leia também: IPVA MG 2020: terceira parcela começa a vencer nesta 6° feira

Em ambas as opções, é importante guardar o comprovante de pagamento caso haja erros ou entraves no sistema.

Calendário IPVA SP

Imagem: Reprodução/Google

Sobre valores

O preço final do imposto varia de acordo com o ano e tipo do veículo. Para poder calcular a taxação, a Secretaria Estadual da Fazenda leva em consideração o seu valor no comércio automobilístico (quanto mais auto para vender, mais caro será o IPVA), multiplicado pelas alíquotas definidas para essa rodada, sendo elas:

  • Veículos movidos a gasolina recolherão 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás recolherão 3%
  • As picapes cabine dupla recolherão 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolherão 2%
  • Os caminhões recolherão 1,5%

Leia também: Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida

Aqueles que não estiverem em dia com a tributação ficarão impossibilitados de circular por todo o território nacional, uma vez em que o licenciamento só pode ser realizado se não houver pendências como atrasos do IPVA e demais multas.

Sobre o IPVA SP 2020

Esse ano, o imposto está 3,54% mais barato. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o motivo deve ser relacionado a queda nas vendas dos automóveis. Com o valor arrecadado, o governo estadual e municipal realizam reformas e atividades de melhorias em setores como saúde, cultura, educação e mais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA