Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas

Atenção motoristas de São Paulo. Nessa semana, os proprietários de automóveis com a placa final entre os números 4 e 7 terão que encerrar o pagamento da terceira parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Hoje (16), o calendário IPVA SP marca a data final da cobrança para quem tiver o dígito final 4, amanhã (17) para o 5 e até sexta-feira (20) o numeral 7.

Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas
Calendário IPVA SP: nesta semana finaliza a 3° parcela para as seguintes placas (Foto: Reprodução / Google)

Aqueles que estiverem sem seus boletos, podem solicitar a segunda via por meio do site do Detran SP. O procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento. Para ter acesso, basta entrar no portal do órgão, ir até a opção “Veículos”, depois “Débitos, restrições e vistorias”.

Na sequência, é preciso preencher as informações solicitadas, como o número do Renavam do automóvel (documento utilizado para identificar o veículo). Ao confirmar os dados, os carnês ficarão disponíveis automaticamente, podendo ser pagos em alguma agência bancária ou então por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

Leia também: IPVA MG 2020: terceira parcela começa a vencer nesta 6° feira

Em ambas as opções, é importante guardar o comprovante de pagamento caso haja erros ou entraves no sistema.

Calendário IPVA SP

Imagem: Reprodução/Google

Sobre valores

O preço final do imposto varia de acordo com o ano e tipo do veículo. Para poder calcular a taxação, a Secretaria Estadual da Fazenda leva em consideração o seu valor no comércio automobilístico (quanto mais auto para vender, mais caro será o IPVA), multiplicado pelas alíquotas definidas para essa rodada, sendo elas:

  • Veículos movidos a gasolina recolherão 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás recolherão 3%
  • As picapes cabine dupla recolherão 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolherão 2%
  • Os caminhões recolherão 1,5%

Leia também: Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida

Aqueles que não estiverem em dia com a tributação ficarão impossibilitados de circular por todo o território nacional, uma vez em que o licenciamento só pode ser realizado se não houver pendências como atrasos do IPVA e demais multas.

Sobre o IPVA SP 2020

Esse ano, o imposto está 3,54% mais barato. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o motivo deve ser relacionado a queda nas vendas dos automóveis. Com o valor arrecadado, o governo estadual e municipal realizam reformas e atividades de melhorias em setores como saúde, cultura, educação e mais.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.