Pandemia do coronavírus vem impactando o mercado pelo mundo. Desde o início de janeiro, com o começo da proliferação da doença na China, a economia vem sendo afetada negativamente. Produtos deixaram de ser exportados, passagens foram canceladas, aeroportos tiveram suas atividades suspensas e mais. No entanto, há um nicho que vem lucrando com os impactos do coronavírus, os fabricantes de luvas, álcool e gel e as plataformas de streaming.
Uma pesquisa realizada pelo jornal Le Parisien, relevou que a compra de luvas vem aumentando consideravelmente. Segundo a reportagem, o incentivo ao setor cresceu logo após a aparição da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, com as mãos cobertas no dia 3 de março.
Outro mercado que também vem lucrando é o de livros, filmes e videogames. Com a situação de quarentena se alastrando por todos os continentes, muitos foram obrigados a passar mais tempo em casa, tendo que procurar por atividades de lazer para se distrair.
Leia também: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus
Associação negativa
Já com o efeito inverso, um dado interessante mostrou que, por ter o nome de Corona, a tradicional cerveja entre as mais comercializadas, teve uma queda considerável em suas vendas. Segundo o texto da matéria, a cervejaria mexicana teve uma perda de lucro de 10% durante esse primeiro trimestre.
Acredita-se que o motivo da redução esteja relacionado ao fato da nomenclatura do produto ser o mesmo do vírus. Ao buscar pela palavra “corona” no Google, os internautas tem acesso imediato as notícias sobre a pandemia e na sequência sobre a bebida.
Leia também: Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS
Impactos do coronavírus nas atividades de lazer
Outras áreas também estão sentindo os impactos do coronavírus. Redes de hotéis, centros de compras e demais atividades de lazer vem sendo fortemente prejudicados. Nas últimas semanas, grandes eventos internacionais e nacionais foram cancelados, como os festivais de música Lollapalloza, Coachella, SXSW e E3.
Na área esportivas, diversas competições também foram suspensas, como os campeonatos estaduais de futebol, ligas da Europa e da América do Sul, Ligas dos Campeões, Eliminatórias da Copa, Major League Soccer, Formula 1 e mais.
No Brasil, o Ministério da Saúde determinou que qualquer atividade com mais de 500 pessoas fosse cancelada temporariamente.