Impactos do coronavírus beneficiam mercado de luvas e streaming

Pandemia do coronavírus vem impactando o mercado pelo mundo. Desde o início de janeiro, com o começo da proliferação da doença na China, a economia vem sendo afetada negativamente. Produtos deixaram de ser exportados, passagens foram canceladas, aeroportos tiveram suas atividades suspensas e mais. No entanto, há um nicho que vem lucrando com os impactos do coronavírus, os fabricantes de luvas, álcool e gel e as plataformas de streaming.

Impacto do coronavírus beneficia mercado de luvas e streaming (Imagem: Reprodução - Google)
Impacto do coronavírus beneficia mercado de luvas e streaming (Imagem: Reprodução – Google)

Uma pesquisa realizada pelo jornal Le Parisien, relevou que a compra de luvas vem aumentando consideravelmente. Segundo a reportagem, o incentivo ao setor cresceu logo após a aparição da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, com as mãos cobertas no dia 3 de março.

Outro mercado que também vem lucrando é o de livros, filmes e videogames. Com a situação de quarentena se alastrando por todos os continentes, muitos foram obrigados a passar mais tempo em casa, tendo que procurar por atividades de lazer para se distrair.

Leia também: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus

Associação negativa

Já com o efeito inverso, um dado interessante mostrou que, por ter o nome de Corona, a tradicional cerveja entre as mais comercializadas, teve uma queda considerável em suas vendas. Segundo o texto da matéria, a cervejaria mexicana teve uma perda de lucro de 10% durante esse primeiro trimestre.

Acredita-se que o motivo da redução esteja relacionado ao fato da nomenclatura do produto ser o mesmo do vírus. Ao buscar pela palavra “corona” no Google, os internautas tem acesso imediato as notícias sobre a pandemia e na sequência sobre a bebida.

Leia também: Empréstimo consignado deve se tornar mais atrativo aos aposentados do INSS

Impactos do coronavírus nas atividades de lazer

Outras áreas também estão sentindo os impactos do coronavírus. Redes de hotéis, centros de compras e demais atividades de lazer vem sendo fortemente prejudicados. Nas últimas semanas, grandes eventos internacionais e nacionais foram cancelados, como os festivais de música Lollapalloza, Coachella, SXSW e E3.

Na área esportivas, diversas competições também foram suspensas, como os campeonatos estaduais de futebol, ligas da Europa e da América do Sul, Ligas dos Campeões, Eliminatórias da Copa, Major League Soccer, Formula 1 e mais.

No Brasil, o Ministério da Saúde determinou que qualquer atividade com mais de 500 pessoas fosse cancelada temporariamente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.