Extrato de rendimentos do INSS: saiba como ter acesso ao documento

Com a correria dos nossos dias, tudo que queremos é praticidade e rapidez. Cada vez mais resolvemos tudo pela internet e para consultar seu extrato de rendimentos do INSS não poderia ser diferente.

Extrato de rendimentos do INSS: saiba como ter acesso ao documento
Extrato de rendimentos do INSS: saiba como ter acesso ao documento (Foto: Google)

O contribuinte pode ter acesso ao extrato ao entrar no portal Meu INSS e digitar seu login e senha. O acesso também pode ser feito através do aplicativo para celular. Se for  a primeira vez que entra no portal, será preciso criar um cadastro.

Para isso, vá na área de login e clique em fazer cadastro. Insira todos os dados que serão pedidos e depois crie uma senha que deverá conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula, uma minúscula e um número.

Leia Mais: Saque do FGTS deve ser feito por 36,6 milhões na modalidade imediato

Quando tiver o acesso liberado, basta ir à opção extrato para Imposto de renda, e fazer a emissão do documento.

Porém se o contribuinte desejar retirar o extrativo nas agências do INSS, ele poderá fazê-lo. Mas, nesse caso é preciso fazer o agendamento antecipado.

Para esta opção é preciso também acessar o site Meu INSS, colocar os dados pessoais na área login, clicar em “não sou um robô” e em seguida, clicar em “continuar sem login”.

Após isso, clicar em “Novo Requerimento” e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa para selecionar o serviço.

Após fazer o pedido, é só ir até à unidade do INSS informada no site no dia e hora marcados, e não esquecer os documentos necessários.

Importante destacar que o acesso ao extrato de rendimentos do INSS pela internet é que vai comprovar todos os ganhos que o contribuintes do Imposto de Renda obteve durante o ano passado.

Leia Mais: Meubank é a nova conta digital lançada pelo Mercado Bitcoin

Funciona como um extrato bancário, em que ficam todos os depósitos, saques e adesão ao crédito consignado. O telefone do INSS 135 também está a disposição para fazer o agendamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.