Saque do Bolsa Família será antecipado em cidades com desastres naturais

Uma boa notícia para quem sofreu com chuvas devastadoras dos últimos dias. O saque do Bolsa Família para os inscritos que vivem nas cidades atingidas pelas tragédias podem ser antecipado.

Saque do Bolsa Família será antecipado em cidades com desastres naturais
Saque do Bolsa Família será antecipado em cidades com desastres naturais (Foto: Google)

Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, convocou uma reunião no último dia 4 de março com o secretariado dos nove munícios da Baixada Santista.

O objetivo da reunião foi para o fornecimento de orientações sobre a antecipação dos programas sociais federais para as famílias que sofreram com os temporais recentes. Ela também explicou de que forma os municípios devem pedir a antecipação de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

Leia Mais: Diferença de pagamento no Bolsa Família desperta posicionamento do Congresso

O Guarujá cidade mais atingida pelos temporais que causaram deslizamentos de terra e consequentemente o maior número de mortos, foi o local escolhido para a reunião, onde foram discutidas as ações das secretarias municipais que mobilizaram e direcionaram os esforços e recursos que foram arrecadados em cada uma das cidades.

A secretaria do Estado informou que os beneficiários do Bolsa Família moradores de Guarujá, Santos e São Vicente, vão poder receber a antecipação do saque do benefício.

O Guarujá poderá receber crédito extra do Benefício de Proteção Continuada (BPC), por ter feito a declarado calamidade pública. Os três municípios atingidos poderão também pedir o adiantamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).

Célia explicou que “O programa Acolhe SP, permite que as vítimas adiantem as parcelas a que são elegíveis dos programas Bolsa Família, BPC, e que os municípios possam adiantar parcelas do Fundo Estadual de Assistência Social neste momento de crise”.

Ainda não existe uma data definida para o início do saque do Bolsa Família antecipado. O encontro dos gestores das cidades serviu justamente para orientar como cada um deve agir para conseguir a liberação das verbas o mais breve possível para seus municípios.

Leia Mais: Cadastro Positivo se torna confuso e gera dezenas de dúvidas

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, viajou até Santos para anunciar que o programa Aluguel Social vai ser liberado para as vítimas que tiveram suas casas destruídas pelos fortes temporais.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.