Emprego Verde e Amarelo: saiba como a proposta vai gerar oportunidades

O programa de emprego Verde e Amarelo criado pelo governo, tem como objetivo estimular a contratação de jovens de 18 a 29 anos pelo mercado de trabalho. O desemprego entre jovens nesta faixa etária atinge 21%, quando a população em geral marca 11%.

Emprego Verde e Amarelo: saiba quais os pontos da proposta
Emprego Verde e Amarelo: saiba quais os pontos da proposta (Foto: Google)

O Governo pretende com este projeto, desburocratizar e desonerar as contratações, e desta forma, ajudar os jovens a conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho e consequentemente a tão solicitada experiência profissional.

Com isso, a meta é reduzir entre 30% e 34% os custos da mão de obra nas contratações por meio do emprego Verde e Amarelo e gerar 1,8 milhão de postos de trabalho.

Leia Mais: Verde e Amarelo vai acabar com a contratação de estagiários? Veja se é verdade!

Confira quais as reduções de férias será inclusa na medida:

  • A contribuição para o FGTS cairá de 8% a 2%;
  • O valor da multa do FGTS se ocorrer uma demissão poderá ser reduzido a 20% sobre o saldo, em comum acordo entre empregador e trabalhador;
  • Pagamentos de férias e 13º salário poderão ser adiantados mensalmente, de forma proporcional;
  • Empregadores não vão precisar pagar a contribuição patronal ao INSS (de 20% sobre a folha);
  • Não serão devidas alíquotas do Sistema S;
  • Não haverá recolhimento do Salário Educação.

“A estratégia é desburocratizar para o empresário para estimular a contratação. O ponto central do projeto é reduzir as onerações de folha sobre a contratação de jovens (…) Custo de folha, também o Sistema S, e o jovem fica mais barato, mais atrativo”, disse Bruno Bianco, Secretário especial de Previdência e Trabalho.

Todo o relatório que será analisado pela Comissão vai ser mandado para o Plenário da Câmara e se for aprovado, vai ser encaminhado para o Senado. A palavra final será do Presidente Jair Bolsonaro, que poderá sancionar total ou parcialmente ou até mesmo vetar o texto vindo do Legislativo.

Quando o governo editou a medida provisória, ele previu que as empresas poderiam contratar até 20% dos funcionários por esta modalidade. O relator Christiano Áureo propôs o amento para 25%

O que está incluso no emprego Verde e Amarelo

  • As empresas vão poder contratar nesta nova modalidade até o final de 2022.
  • Os contratos devem ter duração de no máximo 2 anos;
  • Os funcionários receberão, todos os meses, o valor proporcional às férias e ao 13º salário;
  • As empresas não poderão contratar na modalidade Verde e Amarelo os trabalhadores submetidos a legislação especial.

Leia Mais: IPTU Volta Redonda 2020 finaliza desconto de 18% nesta terça-feira

Ao anunciar o programa, o governo informou que o objetivo era aumentar o trabalho aos domingos e feriados. Segundo lei vigente, o repouso remunerado aos domingos é a regra. O pacote do governo, no entanto, permite o descanso “em qualquer outro dia da mesma semana”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.