Fim da prova de vida? Saiba por que INSS tomou essa atitude

Nos últimos dias, não se fala em outro assunto que não seja o Coronavírus. Hábitos comuns estão sendo mudados para tentar evitar a contaminação. Tal preocupação mudou até um procedimento importantíssimo do INSS: a prova de vida.

Fim da prova de vida? Saiba por que INSS tomou essa atitude
Fim da prova de vida? Saiba por que INSS tomou essa atitude (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta quinta-feira (12), o Instituto comunicou que vai suspender a exigência de prova de vida para todos os beneficiários durante este período crítico. A intenção é de evitar que os idosos se exponham a riscos de contaminação, já que estão no grupo de maior probabilidade de contrair a doença. 

Leia também: Antecipação do 13° do INSS e mais 4 medidas do governo contra o coronavírus

A autarquia disse também que a decisão vale para o atendimento que é realizado na casa das pessoas, quando se trata, por exemplo, de beneficiários com dificuldades de locomoção.

É analisada também a possibilidade de segurados que já têm diagnostico positivo para o novo coronavírus e consequentemente terão que ficar em quarentena, tenham a dispensa da perícia médica para que seja fornecido o auxílio-doença. A possibilidade é estudada juntamente com o Ministério da Saúde.

Uma reunião aconteceu nesta sexta-feira (13), com representantes do INSS e do Ministério da Saúde tomar a decisão de medidas a serem tomadas a fim de evitar o coronavírus.

Procedimentos feitos em agências, local de concentração de pessoas, em sua maioria idosos como também o trabalho em repartições administrativas, como a Direção Central, em Brasília e nas superintendências e gerências executivas. Todos serão paralisados. 

O Brasil já tem 98 casos confirmados do novo coronavírus de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde.

São Paulo está na liderança da lista, com 46 pacientes, em seguida o Rio de Janeiro, com 16 casos. Na tarde de sexta-feira, o Ministério da Saúde havia confirmado 77 casos, mas conforme atualizações enviadas pelos estados mostram que o país já ultrapassou o marco de 90 casos.

Leia também: Pagamento do Bolsa Família em 2020 é questionado por representantes do Nordeste no STF

Até que hajam novos pronunciamentos, os pensionistas podem aguardar em casa o agendamento da prova de vida. Para custear despesas com a prevenção do vírus, o governo também liberou a parcela antecipada do 13° salário para o mês de abril.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]