Cadastro Positivo promete movimentar distribuição de crédito para classes baixas

O mercado de crédito no Brasil está recebendo cada vez mais investimento. Nas últimas semanas, o governo federal vem anunciando uma série de medidas que tem como objetivo incentivar a utilização do serviço entre os cidadãos. Uma das ferramentas que vem facilitando a liberação dos financiamentos é o Cadastro Positivo, que após passar por modificações tornou a avaliação dos usuários ainda mais fácil.

Cadastro Positivo promete movimentar distribuição de crédito para classes baixas (Imagem: Reprodução - Google)
Cadastro Positivo promete movimentar distribuição de crédito para classes baixas (Imagem: Reprodução – Google)

Você sabe o que é o Cadastro Positivo? Trata-se de uma plataforma digital onde as instituições financeiras e empresas conseguem ter acesso ao histórico de pagamento dos consumidores.

Ela é utilizada como uma espécie de banco de dados, administrados pelo poder público e estais econômicas, a fim de que possa registrar o número de inadimplência em todo o território nacional.

Leia também: Cadastro Positivo se torna confuso e gera dezenas de dúvidas

Ao dar entrada, por exemplo, em uma proposta de empréstimo, em qualquer banco, o cidadão terá seu histórico avaliado pela instituição.

Para isso, ela acessa o Cadastro Positivo de modo que consiga saber qual a probabilidade do possível cliente deixar algum débito ou não. As avaliações variam de acordo com uma classificação de pontos, explicadas mais abaixo.

Reformulações

Apesar de ter sido criada desde 2011, a ferramenta vem passando por uma série de mudanças. A mais recente, realizada já no atual governo Bolsonaro, em julho de 2019, alterou a classificação dos intitulados birôs que determinam a situação devedora do cadastrado.

A partir de agora, pessoas físicas e jurídicas, que possuem registro de empréstimos, pagamentos, contas de consumo e demais serviços financeiros, terão seus dados registrados e atualizados de forma automática.

A nova lei permitirá que a nota de crédito passe a ser mais abrangente, fazendo com que a pontuação final (score) do usuário seja melhor avaliada, gerando um bom índice de aprovação por parte das empresas a instituições.

Em cada birô, é possível acumular entre 0 a mil pontos. A divisão e critério de notas vai de acordo com balanço geral. As pessoas com até 300 pontos são as mais prejudicadas, classificadas em alto risco de dívida.

Quem estiver entre 300 e 700 pontos, apresenta uma probabilidade média de inadimplência. Já quem está acima dos 700 é visto como um bom cliente, por ter seus pagamentos em dia.

Incentivos no mercado

Visando propor uma maior rotatividade no mercado crediário, o Banco Central anunciou que com a introdução do Cadastro Positivo nas avaliações econômicas, as taxas bancárias ficarão ainda mais baratas, podendo ser reduzidas em até 30%.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello, a ação movimentará o mercado até 2021 e proporcionará uma alta na solicitação de financiamentos e empréstimos.

Leia também: MercadoPago ganha aval do Banco Central para nova atuação

Ele explicou que a adesão do Cadastro Positivo, chamada “spread” pelas instituições financeiras, tornará as taxas ainda menores, tendo como base a principal estatística da economia nacional, a taxa de Selic, que atualmente está em 4,5%.  Ela é a responsável pelas cobranças aplicadas aos clientes que solicitam os empréstimos.

João Mello explicou ainda que, para poder ser eficaz, a diminuição ocorrerá dentro das modalidades que apresentam as cobranças mais caras, como o cheque especial, cartão de crédito rotativo e o crédito direto ao consumidor.

“Se você pegar um produto, um crédito sem garantia, e comparar internacionalmente […], você vê potencial de quedas de 30% [nos ‘spreads’ médios]. Imagino que no meio do ano que vem a gente vai ver [esse impacto]”, informou.

Avaliação dos especialistas sobre o Cadastro Positivo

Segundo os economistas, com as tarifas mais baixas, espera-se que o mercado reaja positivamente a solicitação de créditos. No entanto, muitos ressaltam que é preciso tomar cuidado para que a atitude não acarrete em danos futuros.

Eles ressaltam que a avaliação do Cadastro Positivo dentro das instituições e a redução de até 30% das cobranças são de fato uma boa oportunidade, mas que não podem ser consideradas a longo prazo, tendo em vista a instabilidade do mercado econômico.

Por isso, ao solicitar um empréstimo é recomendo que os clientes estejam por dentro das possíveis variações propostas pela instituição financeira que desejam contratar. Para isso, recomendasse uma conversa com o gerente, de modo que o mesmo explique quais as possíveis mudanças de cenários.

Além disso, é importante avaliar as propostas ofertadas por cada banco e empresa, ter noção dos gastos dentro do orçamento previsto e manter sempre um valor de respalda para poder cobrir possíveis cobranças inesperadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.