Restituição do IR será paga nesta segunda-feira (16)

De acordo com calendário de pagamentos do Imposto de Renda para Pessoa Física, nesta segunda-feira (16) começam os depósitos referente a restituição do IR. O pagamento tem relação com os exercícios de 2008 a 2019.

Restituição do IR será paga nesta segunda-feira (16) (Reprodução/Internet)
Restituição do IR será paga nesta segunda-feira (16) (Imagem: Reprodução/Internet)

Os brasileiros que fazem anualmente a declaração devem ficar atentos para o recebimento dos valores. Vale lembrar que as consultas foram liberadas desde às 9h da manhã da última segunda-feira (9).

Leia Também: IRPF: veja como consultar mais um lote da restituição

De acordo com a Receita Federal, ao todo 72.546 contribuintes receberão o crédito em suas contas. No final, serão totalizados R$ 240 milhões em restituições. Todos liberados na segunda-feira, dia 16 de março.

Com o início dos pagamentos é importante destacar que haverá a correção do valor pela taxa Selic, desta forma, percentuais variam de 5,44% a 113,72%, dependendo do período em que a declaração ficou retida.

Os contribuintes que realizaram a declaração do imposto nos anos anteriores devem seguir as etapas para acessar o benefício. Caso não saiba se tem direito a restituição do IR, Receita Federal destaca que é possível ter conhecimento através de seu site, ou até mesmo ligar para Receitafone (146).

Além destes canais de atendimento, ainda é disponibilizado o procedimento através do aplicativo da Receita Federal, usuários podem fazer o download nos sistemas operacionais Android e iOS. A ferramenta facilita consulta às declarações do IR e à situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Leia Também:  Ministério da Cidadania diminuí orçamento e atinge Bolsa Família

Vale lembrar que os valores de restituição ficam disponíveis para saque em até um ano. Mas caso não haja o recebimento dentro deste prazo, a orientação é realizar requerimento via internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Ainda existe outro procedimento a ser realizado, no qual o dinheiro não entra em conta. Para estes casos, Receita Federal orienta a procurar uma agência do Banco do Brasil ou, se possível, pontuar outras facilidades que podem ser atendidas, entre elas: ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!