IPVA DF de veículos com final 3 e 4 será reemitido

Atenção, motoristas de Brasília. Um erro na leitura do código de barras dos boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA DF) 2020 fez com que os carnês fossem invalidados. O comunicado oficial foi feito essa semana, quando o Banco de Brasília (BRB) informou que serão enviadas novas versões da cobrança. No entanto, o erro não se aplicará para todas as categorias, receberão a segunda via apenas os proprietários de veículos com placas terminadas em 3 e 4.

IPVA DF de veículos com final 3 e 4 será reemitido (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA DF de veículos com final 3 e 4 será reemitido (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os representantes, a necessidade do reenvio ocorreu graças a um erro de processamento do código de barras. Os pagamentos não estavam sendo contabilizados e haviam queixas de não rastreamento para quem tentou quitar o débito online.

Desse modo, os novos boletos passarão a ser entregues ainda hoje (12) até essa sexta-feira (13). A nova versão contará com a cobrança da primeira parcela, mas os valores de juros e multa para aqueles que estão em atraso. O prazo de vencimento será até o dia 19 desse mês.

Leia também: IPVA 2020 SP: começa nesta quarta-feira o vencimento da 3° parcela

Quanto aos demais números das placas, o BRB informou que não houve erro da leitura do código e por isso os grupos não serão afetados. Para eles, as datas de pagamento continuam as mesmas, já divulgadas pela gestão municipal.

Calendário para pagamento da 2° e 3° parcela do IPVA DF 2020:

Como pagar

Para poder pagar o IPVA, o motorista pode contar com a opção digital ou física. No modelo online, basta rastrear o código de barras por meio do leitor disponível nos aplicativos das instituições financeiras. Além disso, também é possível copiar o número do carnê e zera-lo pela ferramenta.

Leia também: IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16

Porém, quem preferir pagar em uma unidade física, é só ir até a agência do banco que desejar com o carnê em mãos. Em ambos os casos, recomenda-se que o comprovante de quitação seja guardado para casos de erros de sistema e não contabilização do mesmo.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile