IPVA 2020 SP: começa nesta quarta-feira o vencimento da 3° parcela

Nesta quarta-feira (11), tem início o prazo para o pagamento da terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA 2020 SP. A data de vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo.

IPVA 2020 SP: começa nesta quarta-feira o vencimento da 3° parcela
IPVA 2020 SP: começa nesta quarta-feira o vencimento da 3° parcela (Imagem:Reprodução/Google)

Hoje (11), vence o prazo para os veículos com placa final 1 e amanhã, finaliza o período para a placa final 2. Assim sucessivamente nos dias úteis até que chegue na placa final 0.

Leia também: IPVA CE 2020 finaliza pagamento da segunda parcela hoje (10)!

Calendário IPVA 2020 SP

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto 2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto 3ª Parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 09/jan 11/fev 11/mar
Final 2 10/jan 12/fev 12/mar
Final 3 13/jan 13/fev 13/mar
Final 4 14/jan 14/fev 16/mar
Final 5 15/jan 17/fev 17/mar
Final 6 16/jan 18/fev 18/mar
Final 7 17/jan 19/fev 19/mar
Final 8 20/jan 20/fev 20/mar
Final 9 21/jan 21/fev 23/mar
Final 0 22/jan 26/fev 24/mar

 

Nessa parcela do IPVA 2020 SP não há chances de quitar à vista o valor integral ou receber descontos. Esse tipo de pagamento foi finalizado no primeiro vencimento, e no segundo os contribuintes puderam finalizar a dívidas mas sem redução.

Alguns veículos são isentos de pagar o imposto como os taxistas, veículos de pessoas com deficiência, veículos com mais de 20 anos, carros oficiais, de igrejas e outros.

O IPVA 2020 é um imposto estadual e por isso, quem organiza suas datas e seus valores é a Secretaria de Fazenda de São Paulo.

Além disso, para quitar o licenciamento é necessário pagar o seguro DPVAT. Nesse caso os motoristas irão pagar valor menor neste ano.

Os paulistas podem ainda realizar o licenciamento antecipado. Quitar de forma integral os débitos que recaiam sobre o veículo, sendo o IPVA, taxa de licenciamento, o seguro DPVAT e se tiver as suas multas de trânsito. 

Para os motoristas que realizaram o pagamento em cota única foi concedido 3% de desconto. 

Os valor do IPVA varia de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe. Nela consta o preço de mercado do automóvel. 

Leia também: Declaração da RAIS começa a ser entregue pelas empresas

A quantia ainda é multiplicada por alíquotas definidas pela Sefaz. Quanto maior o valor de mercado do transporte, mais caro será o IPVA 2020 SP.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA