IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16

Moradores de Vilhena (RO) precisam ficar atentos. O calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano já começou e há prazos se encerrando. Quem desejar solicitar a isenção do IPTU Vilhena 2020, por exemplo, terá até a próxima segunda-feira (16) para dar entrada no pedido.

IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16 (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16 (Imagem: Reprodução – Google)

Esse ano, o benefício será ofertado para aqueles que tiverem mais de 60 anos, pessoas portadoras de deficiência e demais aposentados e pensionistas do INSS.

Leia também: IPTU Ponta Grossa 2020 adia pagamento à vista com nova data

Além disso, também podem ficar livres do imposto, os proprietários de imóveis tombados, entidades culturais sem fins lucrativos, espaços utilizados para abrigar moradores de bairro, idosos e centros comunitários.

No caso dos aposentados e deficientes, é preciso também ter uma renda mensal de até três salários mínimos.

Como solicitar a isenção do IPTU Vilhena 2020

Para poder solicitar a isenção, é preciso ir até a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) apresentando os seguintes documentos:

  • Cópia do CPF e RG,
  • Cópia da certidão de nascimento ou óbito,
  • Cópia da escritura,
  • Cópia da primeira folha do carnê de IPTU atual,
  • Extrato do benefício social recebido (se for beneficiário da Lei Orgânica de Amparo Social LOAS),
  • Comprovante de renda dos moradores da residência,
  • Comprovante de residência

Se os dados forem aprovados, o órgão contabilizará o pedido e ausentará o morador da cobrança. É preciso ter o certificado da ação em mãos para evitar possíveis problemas.

Leia também: Circuit Breaker é acionado para conter diminuição da bolsa

Sobre o IPTU 2020

Esse ano, o governo do município ofertou um desconto de 10% para os moradores que optassem pela cota única. Os carnês de pagamento já foram entregues em todas as residências, no entanto, ainda podem ser acessados por meio do site www.vilhena.ro.gov.br.

Já quem preferir parcelar, poderá pagar o débito em até três vezes, entre os meses de junho e agosto. A tributação para 2020 ficou 4% mais cara, em comparação com o ano anterior. Os valores variam de acordo com cada imóvel, levando em consideração o tempo de construção, tamanho e avaliação do mercado imobiliário.

Para pagar o imposto, basta ter o carnê em mãos ou então rastrear o código de barras por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Em ambos os casos, recomenda-se que o morador guarde o comprovante de modo que possa validar que prestou conta do imposto.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA