Circuit Breaker é acionado para conter diminuição da bolsa

As últimas 24 horas foram de tensão no mercado financeiro por todo o mundo. Com a crise do petróleo, ocasionada pelo confronto entre a Rússia e a Arábia Saudita, a bolsa de valores começou a cair consideravelmente, tendo uma redução de 10% em menos de meia hora. Mediante a situação, foi preciso acionar o circuit breaker, ativado pela última vez em 2017.

Circuit Breaker é acionado para conter diminuição da bolsa (Imagem: Reprodução - Google)
Circuit Breaker é acionado para conter diminuição da bolsa (Imagem: Reprodução – Google)

Trata-se de uma estratégia de contenção que tem como principal objetivo fazer com que a bolsa não caia tanto em dias de confrontos e instabilidade política.

Ao ter as estimativas da Ibovespa caindo, o Circuit Breaker basicamente para o pregão por determinado tempo, de modo que consiga controlar o número da redução de valores.

Leia também: Diferença de pagamento no Bolsa Família desperta posicionamento do Congresso

Esse tempo de pausa do pregão varia de acordo com o cenário econômico. No caso dessa segunda-feira (9), com a queda de 10%, o entrave foi de meia hora. No entanto, caindo para 15% os negócios são parados por mais uma hora. Por fim, superando uma queda de 20% a B3 suspende as atividades por tempo indeterminado, até que o mercado de estabilize.

No Brasil, a última vez em que o circuit de breaker ocorreu foi em 2017, no dia 18 de maio, quando o até então presidente, Michel Temer, teve uma ligação sua compartilhada por Joesley Batista (dono da processadora de alimentos JBS) onde admitia atos de corrupção. Sua confissão poderia ocasionar em seu impeachment, e fez com que a bolsa recuasse em mais de 10%.

Leia também: Preços do petróleo caem e registram maior queda em 29 anos

Antes dessa data, a última vez em que o recurso tinha sido acionado foi em 22 de outubro de 2008, graças a crise financeira mundial gerada pela bolha das hipotecas nos Estados Unidos. Nesse mesmo período, o pregão precisou ser suspenso cinco vezes.

No exterior, são utilizadas ações similares para conter a queda. A atual crise vem afetando não só o Brasil, como demais países, tendo a redução do petróleo e a proliferação do coronavírus como principal motivo.

Nos EUA, o pregão também precisou ser parado, nessa segunda-feira (9), logo após uma queda de 7% nos investimentos. A situação ainda é instável e não se sabe ao exato quando retomará os números perdidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.