Coronavírus: MP pede recursos para combater pandemia no país

Governo Federal se prepara para lidar com o coronavírus. Nessa quarta-feira (11), os parlamentares se reuniram no Congresso Nacional para editar uma medida provisória que tem como finalidade liberar cerca de R$ 5 bilhões para combater a pandemia no país. O líder do governo, senador Eduardo Gomess (MDB-TO) afirmou que a quantia será uma ação inicial utilizada para o tratamento da doença.

Coronavírus: MP pede recursos para combater pandemia no país (Imagem: Reprodução - Google)
Coronavírus: MP pede recursos para combater pandemia no país (Imagem: Reprodução – Google)

Além dele, a reunião contou com a participação dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para poder ser validada, a proposta ainda precisará passar pela aprovação do presidente, Jair Bolsonaro, que deverá conferir o material ainda hoje (12). Na sequência, será publicada no Diário Oficial da União. Além disso, deve ser analisada também no Congresso, tendo 120 dias para poder virar uma lei definitiva.

Leia também: Como o coronavírus influencia na economia mundial; entenda!

Sobre o coronavírus

De acordo com os números publicados pelo Ministério da Saúde, até a manhã dessa quinta-feira (12), o país conta com 53 casos conformados e outros 907 em quarentena até a liberação dos exames finais.

“É uma medida provisória de emergência orçamentária. O valor que foi comentado foi de R$ 5 bilhões, mas pode ser de mais. Vai depender da necessidade”, declarou o senador Eduardo Gomes.

Leia também: IPVA DF de veículos com final 3 e 4 será reemitido

Remanejamento de recursos

Ao ser questionado sobre de onde virá a quantia para poder arcar com o projeto, o líder do Congresso afirmou que:

“É a fonte que está se pensando agora, mas pode ser qualquer outra. O que a gente quer deixar claro é que fica prejudicado qualquer outro tipo de debate sobre movimentação de orçamento que não seja esse da emergência, porque saiu todo mundo daqui muito preocupado de como é que vai ser amanhã e no fim de semana o resultado e a evolução de contaminação.”

O senador mencionou que a liberação de recursos vindos do Ministério da Saúde devem atingir todas as pontas. Isto é, as 40 mil Unidades Básicas de Saúde presentes nos 5 mil municípios brasileiros. Reforçando que o atendimento de casos suspeitos de contagem do vírus seja feito com qualidade.

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda falou que sua equipe estará organizando outras ações de emergência. Segundo ele, os projetos devem ser liberados ainda essa semana e estão sendo estruturados de acordo com a situação nacional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.