Como o coronavírus influencia na economia mundial; entenda!

Em evidência desde o mês de janeiro, o avanço do coronavírus vem gerando impactos econômicos em diversas regiões do mundo. Ao todo, mais de 80 países já foram infectados pela epidemia, resultado no fechamento de fábricas, comércios e demais serviços. Segundo os economistas, a doença resultará em abalos grandiosos no mercado global e poderá ocasionar crise em diversas regiões.

Como o coronavírus influencia na economia mundial; entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
Como o coronavírus influencia na economia mundial; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

O país mais infectado, até então, é a China, que registrou o maior número de mortos. É válido ressaltar que trata-se do território com um dos maiores poderes aquisitivos e econômicos do que diz respeito a importação e exportação de serviços.

Desde o início de divulgação da doença, foram encerradas milhares de atividades de produções, aulas estão suspensas, eventos cancelados e serviços paralisados por tempo indeterminado.

Leia também: Impactos do coronavírus na economia poderão ser medidos em 2 semanas

Mediante a essa situação, o mercado vem sendo abalado tendo em vista que a forma de consumo e as atividades econômicas estão travadas. Mesmo nas cidades que não estão de quarentena, apenas a suspeita da proliferação do vírus fez com que empresas fechassem suas portas e investidores parassem de depositar suas econômicas na indústria.

Até mesmo o mercado do mel foi impactado com a chegada da doença. Segundo o governo chinês, registrou-se a maior queda de comercialização do produto, tendo em vista que as viagens de contenção do surto limitam as atividades dos apicultores.

Sem a manutenção das colmeias, as abelhas ficam sem alimentos por semanas e morrem, gerando uma crise no setor.

Demais países com economia abalada após o coronavírus

Após a China, as regiões mais afetadas até então são a Coreia do Sul, Itália, Irã e Japão, que tiverem escolas, universidades, centros comerciais e demais atividades completamente encerradas.

Programações como shows, eventos culturais, exposições e até mesmo festivais vem sendo cancelados. Outro ponto importante é que o número de viagens internacionais para essas regiões vem registrando a maior baixa da história, devido ao risco de infecção.

Leia também: CNH Social: saiba quem tem direito ao programa

Na Itália, por exemplo, o governo ordenou o fechamento de escolas e universidades até o dia 15 de março, na expectativa de conter o número de contaminados. No Japão, a situação é similar, os estudantes tiveram suas férias prolongadas e ainda não sabem quando poderão retomar suas atividades escolares.

Na Suíça, foi cancelada a organização do Salão de Genebra 2020 e na França a meia maratona, que conta com mais de 40 mil participantes, também foi suspensa. Já em Londres, o HSBC dispensou mais de 100 funcionários de suas empresas para que eles exercessem as atividades de cada. O mesmo aconteceu nos EUA, com marcas como a Amazon e o Facebook.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.