Pagamento do BPC é antecipado para vítimas de deslizamentos no Guarujá

Em meio as grandes chuvas que atingem a região Sudeste do Brasil, provocando devastação e mortes. Medidas estão sendo tomadas para tentar auxiliar as vítimas destas áreas a terem uma renda extra neste período de dificuldades. Entre as medidas, o saque do Bolsa Família e o pagamento do BPC poderão ser antecipados.

Pagamento do BPC é antecipado para vítimas de deslizamentos no Guarujá
Pagamento do BPC é antecipado para vítimas de deslizamentos no Guarujá (Imagem: Reprodução / Google)

Os moradores do município do Guarujá, na Baixada Santista do RJ, terão o pagamento do benefícios de prestação continuada (BPC) previdenciária e assistencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma antecipada.

Leia Também: 13° do Bolsa Família e BPC aumentam em R$28 bi orçamento do governo

A medida foi tomada para tentar auxiliar os residentes desta região na reestruturação, já que o município decretou estado de calamidade pública devido às chuvas intensas. Novidade foi compartilhada em portaria conjunta dos ministérios da Economia e da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

O documento destaca que pagamento será feito a partir do primeiro dia útil deste mês e até durar a situação de calamidade. Os beneficiários irão receber o valor normal de pagamento do BPC. Sendo que o adiantamento acontecerá até que haja uma mudança na reestruturação da cidade.

Ainda de acordo com a portaria, valor antecipado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas. Sendo necessária a contagem a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação. É importante destacar que é mediante desconto da renda do benefício e antecipação deverá ocorrer sem qualquer custo ou correção.

Leia Também: Licenciamento SE 2020 vence nesta semana; confira calendário!

Além do saque do BPC, haverá a antecipação de outros benefícios. Os moradores de Guarujá também poderão receber o benefício do Bolsa Família antes do previsto em calendário.

Mas, vale ressaltar, que mesmo com a confirmação da liberação dos benefícios de forma adiantada para os moradores da cidade, ainda não há data para que as famílias possam fazer o saque do Bolsa Família.

Procedimento de solicitação do pagamento fora da data determinado é responsabilidade da prefeitura que deverá solicitar recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).