Linhas de crédito são reforçadas por bancos durante atual crise

O cenário atual de crise estabelecido pelo coronavírus, no qual empresas estão ainda com pensamentos instáveis sobre as movimentações de mercado e investimento, provoca atitudes de bancos brasileiros para incentivar a geração econômica. Por isso, Banco do Brasil (BB) e Caixa tomaram a decisão de ampliar as linhas de crédito para dar liquidez as empresas neste atual cenário.

Linhas de crédito são reforçadas por bancos durante atual crise (Reprodução/Internet)
Linhas de crédito são reforçadas por bancos durante atual crise (Imagem: Reprodução/Internet)

Desta forma, caso necessário, as instituições financeiras irão ofertar recursos necessários para seus clientes quando solicitadas.

Leia Também: Saque do FGTS antecipado vai gerar mais crédito ao trabalhador

Observando as questões ligadas ao Banco do Brasil, o presidente Rubem Novaes, destaca que poderá mobilizar linhas “para suportar a clientela durante a transição”. Ainda de acordo com o profissional, banco já dispõe de instrumentos capazes de enfrentar o momento.

As informações foram compartilhadas através de matéria do Valor, publicada nesta semana. Ainda de acordo com a publicação, o presidente diz que o BB não terá intenções de colocar o “pé no freio”, contrapondo as ações esperadas por bancos em cenário de crise.

Já Pedro Guimarães, presidente da Caixa, compartilhou que o banco também estuda prover liquidez de curto prazo para pequenas e médias companhias atravessarem a turbulência. Desta forma, é visualizada que ainda não há necessidade em tomar ações.

Banco irá atuar de forma para incentivar o aumento da oferta do que em corte de taxas de juros. Por isso, foco estará nas companhias de menor porte, em linha com a nova estratégia do banco.

Já quando observada as grandes companhias, o apoio poderá ser observado se forem dos segmentos imobiliário e de infraestrutura, que têm relação com a atividade principal da instituição.

Leia Também: Economia volta à recuperação com alta da Bolsa e diminuição do dólar

A Caixa também irá defender a atuação para linhas de crédito destinadas à pessoas físicas, mas neste sentido irá pontuar os incentivos ao financiamento imobiliário e consignado.

Para não tentar visualizar prejuízos com as ações, a Caixa destaca que vem acrescentando  que análise de risco seja feita caso a caso. Desta forma, levando em conta o relacionamento que os clientes já têm com o banco.