Saque do FGTS antecipado vai gerar mais crédito ao trabalhador

Para tentar auxiliar na recuperação econômica e movimentar o mercado atual, a estratégia do governo é de liberar novas medidas para que os contribuintes possam fazer o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O principal objetivo é liberar mais recursos logo depois que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,1% em 2019.

Saque do FGTS antecipado vai gerar mais crédito ao trabalhador (Reprodução/Internet)
Saque do FGTS antecipado vai gerar mais crédito ao trabalhador (Reprodução/Internet)

As informações sobre estes pontos foram detalhadas durante reportagem do jornal GLOBO. A expectativa é realizar pesquisas para permitir que os trabalhadores optem pelo saque-aniversário realizem o saque do dinheiro de forma especial.

Leia Também: FGTS será disponibilizado em mais uma modalidade conforme ordena a Justiça

A ideia é antecipar o resgate dos três próximos anos apenas para operações de crédito. Com isso, a quantia poderia ser sacada ou usada como garantia de empréstimo em qualquer banco. Caso o interessado tenha interesse em realizar o procedimento.

De acordo ainda com o jornal, a proposta do Ministério da Economia será submetida ao Conselho Curador do FGTS no fim deste mês para melhor visualização do texto e alinhar as expectativas entre o governo e banco.

Caso haja a aprovação, a possibilidade é de aumentar a adesão dos trabalhadores ao saque-aniversário. Números estimados apontam em cerca de oito milhões de pessoas. Em contraponto, no último balanço da Caixa mostra que 2,6 milhões aderiram à modalidade.

Equipe econômica acredita que com a implementação da medida, o crédito poderá crescer cerca de R$ 100 bilhões em quatro anos. A decisão agora é do Conselho que deverá ser o responsável pela regulamentação das três opções de saque do FGTS.

Leia Também: Requisitos do BPC podem ser alterados com novo projeto adiado no Congresso

Sendo assim, na primeira, o trabalhador poderá sacar o dinheiro na data do seu aniversário na Caixa, sem custo, e seguindo as regras previstas no ano passado. Vale ressaltar que no saque-aniversário, trabalhadores poderão retirar uma parte do FGTS uma vez por ano.

Mas há condições sobre esta modalidade, que implicam em não poder realizar receber a rescisão quando o trabalhador for demitido por justa causa.

Ainda de acordo com a reportagem, a segunda a ser aprovada permitirá usar os recursos como garantia de empréstimo em qualquer banco interessado em adotar a medida. Por fim, a terceira opção é semelhante à antecipação do Imposto de Renda.

Ela é pontuada quando o trabalhador pode retirar de forma antecipada o correspondente ao valor que terá recebido em três anos. Já valor da prestação será repassado para o banco que concedeu o empréstimo. Mas é importante destacar que caberá aos bancos a utilização e cobrança de tarifas, aplicáveis as duas últimas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!