IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16

Moradores de Vilhena (RO) precisam ficar atentos. O calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano já começou e há prazos se encerrando. Quem desejar solicitar a isenção do IPTU Vilhena 2020, por exemplo, terá até a próxima segunda-feira (16) para dar entrada no pedido.

IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16 (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16 (Imagem: Reprodução – Google)

Esse ano, o benefício será ofertado para aqueles que tiverem mais de 60 anos, pessoas portadoras de deficiência e demais aposentados e pensionistas do INSS.

Leia também: IPTU Ponta Grossa 2020 adia pagamento à vista com nova data

Além disso, também podem ficar livres do imposto, os proprietários de imóveis tombados, entidades culturais sem fins lucrativos, espaços utilizados para abrigar moradores de bairro, idosos e centros comunitários.

No caso dos aposentados e deficientes, é preciso também ter uma renda mensal de até três salários mínimos.

Como solicitar a isenção do IPTU Vilhena 2020

Para poder solicitar a isenção, é preciso ir até a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) apresentando os seguintes documentos:

Se os dados forem aprovados, o órgão contabilizará o pedido e ausentará o morador da cobrança. É preciso ter o certificado da ação em mãos para evitar possíveis problemas.

Leia também: Circuit Breaker é acionado para conter diminuição da bolsa

Sobre o IPTU 2020

Esse ano, o governo do município ofertou um desconto de 10% para os moradores que optassem pela cota única. Os carnês de pagamento já foram entregues em todas as residências, no entanto, ainda podem ser acessados por meio do site www.vilhena.ro.gov.br.

Já quem preferir parcelar, poderá pagar o débito em até três vezes, entre os meses de junho e agosto. A tributação para 2020 ficou 4% mais cara, em comparação com o ano anterior. Os valores variam de acordo com cada imóvel, levando em consideração o tempo de construção, tamanho e avaliação do mercado imobiliário.

Para pagar o imposto, basta ter o carnê em mãos ou então rastrear o código de barras por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Em ambos os casos, recomenda-se que o morador guarde o comprovante de modo que possa validar que prestou conta do imposto.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile