PIS/PASEP: perdeu a data de saque? Veja se ainda pode receber

Os trabalhadores que possuem direito ao benefício PIS/PASEP e não realizaram o saque no período do calendário que foi estipulado pelo governo, ainda podem realizar o saque do dinheiro. Saiba o que precisa para receber. 

PIS/PASEP: perdeu a data de saque? Veja se ainda pode receber
PIS/PASEP: perdeu a data de saque? Veja se ainda pode receber (Imagem:Montagem/FDR)

O benefício é depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14° salário. Porém, há alguns requisitos para ter direito ao valor. 

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Têm direito a receber esse abono salarial os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada no ano de 2018. 

Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês durante o período em exercício. 

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro.

O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores. Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP é pago para os funcionários públicos. Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. Ele é pago pelo Banco do Brasil..

Aqueles que já tiverem conta nos bancos, terão o valor creditado antes da data prevista. Porém, aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Para quem não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01 do Banco do Brasil ou no site.

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O saldo ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não realize faça o saque ele perde o benefício que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

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