IPTU Campina Grande 2020 ganha nova data de vencimento

Em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, o prazo para o pagamento do IPTU em cota única foi prorrogado. A princípio o prazo limite era no dia 6 de março, mas agora, quem optar por finalizar o débito total do IPTU Campina Grande à vista, tem até 31 deste mês.

IPTU Campina Grande 2020 ganha nova data de vencimento
IPTU Campina Grande 2020 ganha nova data de vencimento (Foto reprodução Google)

O pagamento em cota única que garante 15% de desconto do total devido de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi adiado devido ao atraso da entrega dos carnês pelos Correios e falhas no sistema online com o Banco do Brasil que provocaram problemas aos cidadãos, comunicou o prefeito Romero Rodrigues.

Leia Mais: IPTU de Feira de Santana caí em golpe com envio de boletos falsos

Romero também descartou outra prorrogação do prazo para este pagamento. A secretaria de Finanças do Município comunicou que os problemas a cerca da emissão de boletos online e da entrega dos carnês através dos Correios já estão sendo normalizados.

A Prefeitura da cidade se pronunciou dizendo que foi providenciada a impressão de mais de 100 mil carnês do IPTU de Campina Grande. O Prefeito afirmou que “O importante é que o contribuinte, um parceiro do Município, não seja penalizado pelas falhas na operação”.

O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é uma cobrança brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.

Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.

Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.

Leia Mais: Imposto de Renda 2020: começam as ofertas para antecipar restituição nos bancos

A função do IPTU é tipicamente fiscal, embora também possua função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para os municípios, embora ele também possa ser utilizado como instrumento urbanístico de controle do preço da terra.

Para emitir a guia do IPTU Campina Grande 2020, os interessados ainda podem acessar o site da prefeitura e informar o número de registro do imóvel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.