IPTU de Feira de Santana caí em golpe com envio de boletos falsos

Uma das obrigações de proprietários de imóveis de todo o país anualmente é a do pagamento do IPTU. Desta vez, os contribuintes do IPTU de Feira de Santana, município do estado da Bahia, estão passando por alguns problemas envolvendo a cobrança de 2020. Isto porque foi descoberto esquema que envia boletos falsos.

IPTU de Feira de Santana caí em golpe com envio de boletos falsos (Reprodução/Internet)
IPTU de Feira de Santana caí em golpe com envio de boletos falsos (Foto: Reprodução/Internet)

A ação foi descoberta quando um contribuinte esteve na Secretaria da Fazenda, na manhã de segunda-feira (2), com o boleto de cobrança do IPTU deste ano. Prontamente, a prefeitura estranhou a movimentação, tendo em vista que os boletos ainda não foram emitidos e muito menos enviados.

Leia Também: IPTU Criciúma 2020 ganha nova data de vencimento

Acionada a Polícia Civil para investigar o caso, a conta no qual o pagamento do boleto falso estava sendo direcionado já foi identificado. O contribuinte que compareceu a prefeitura destacou que estranhou só receber a cobrança de apenas um imóvel, já que tem outros na cidade.

Em análise, foi identificado que o boleto é quase igual ao original ao emitido pela prefeitura, sem muitas distorções. O secretário da Fazenda da cidade, Expedito Eloy destacou que é comum que a primeira cobrança do IPTU de Feira de Santana seja feita através de carnês, já que a cobrança por boleto só acontece em situações específicas.

Em entrevista ao G1, ele pontua que a recomendação é que os contribuintes aguardem o carnê chegar em casa. Caso não receba, é necessário ir até “ao Ceaf [Centro de Atendimento ao Feirense] dizendo que não recebeu o carnê e a gente emite uma segunda via do carnê, através do DAM (Documento de Arrecadação Municipal)”, explicou.

Em nota, a prefeitura destaca que foram tomadas todas as providências contra a fraude visualizada. Além da queixa feita à Polícia Civil, ainda foram comunicados a Caixa Econômica Federal, que já solicitou às Casas Lotéricas, que recusem o recebimento do IPTU de Feira de Santana 2020 através de boletos.

Leia Também: IRPF 2020 exige criação de CPF para todos os dependentes

Segundo a polícia, o coordenador responsável pelo caso, Roberto Leal, destaca que o caso já está sendo apurado e irá observar se o titular da conta no qual foi visualizado o saque utilizou de outra para realizar a transferência do dinheiro depositado pela vítima.