Pagamento do PIS será feito para dois grupos neste mês

Trabalhadores de todo o país que contribuem e tem direito ao abono salarial devem ficar atentos ao recebimento deste benefício. Termina em março o prazo para pagamento do PIS referente aos meses de trabalho no ano de 2018.

Pagamento do PIS será feito em dois lotes neste mês (Reprodução/Internet)
Pagamento do PIS será feito em dois lotes neste mês (Foto: Reprodução/Internet)

Neste mês foi considerado o pagamento em dois lotes, sendo definido para o dia 19 de março o recebimento para trabalhadores nascidos em maio e e aqueles que nasceram em junho. Desta forma, estes dois grupos devem ficar atentos para que saque seja feito na data determinada.

Leia Também: 13° do Bolsa Família é aprovado em Comissão e vai contra decisão do governo

Este será o último grupo a receber o benefício do PIS. Já o PASEP, também libera os créditos no mesmo dia para os finais de inscrição 8 e 9.

O valor de recebimento do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano de referência. Para mais informações sobre esta quantia, o trabalhador pode entrar em contato com a Caixa, por telefone, aplicativo ou diretamente na agência mais próximo.

Têm direito ao pagamento do PIS ou do PASEP pessoas que trabalham com carteira assinada há pelo menos cinco anos. Atuaram em emprego formal por no mínimo 30 dias no ano de 2018. Além de ter recebido até dois salários mínimos por mês.

Ainda é necessário que o empregador seja contribuinte do PIS/PASEP. Com isso, ele precisa informar corretamente os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para consultar os valores disponíveis referentes ao PIS/PASEP, o interessado deverá acessar o site da Caixa ou do Banco do Brasil. Nos portais será possível visualizar se há direito ao benefício.

Valores também podem ser acompanhados por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para download no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS).

Leia Também: Calendário PIS/PASEP vai fazer dois pagamentos em março; confira as datas

Aqueles que não são correntistas têm a possibilidade de retirar o dinheiro do PIS/PASEP no guichê ou por transferência bancária. Para isso, é necessário apresentar no caixa um documento de identidade com foto.

PIS/Pasep

O PIS, Programa Integração Social, é destinado aos trabalhadores do setor privado. O benefício é pago pela Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é direcionando aos servidores públicos e os pagamentos são realizados por meio do Banco do Brasil. Ambos benefícios obedecem calendários específicos.

Os créditos referentes ao ano de 2018 podem ser sacados até 30 de junho de 2020. Caso contrário, o trabalhador perde o direito a quantia. A partir de julho deste ano começa um novo calendário considerando os meses trabalhados em 2019.

Calendário de pagamento PIS/PASEP

PIS:

Reprodução/Google

PASEP:

Calendário de pagamento do PASEP 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Imagem: Reprodução – Google