Saque abono salarial: saiba quem tem direito ao benefício hoje!

De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, milhares de brasileiros poderão deixar de ter direito ao saque do abono salarial, que também é conhecido como PIS e PASEP. O ministro da economia, Paulo Guedes, voltou a cogitar a ideia de restringir o pagamento do benefício a quem ganha até 1 salário mínimo. Entenda quem pode sacar o saldo atualmente. 

Saque abono salarial: saiba quem tem direito ao benefício hoje!
Saque abono salarial: saiba quem tem direito ao benefício hoje! (Imagem:Montagem/FDR)

O abono salarial é depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14° salário. Porém, há alguns requisitos para ter direito ao valor. 

Leia também: Abono salarial pode se tornar restrito a quem ganha até 1 salário mínimo

Têm direito a receber esse abono salarial, os brasileiros que:

  • Trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano anterior ao que início o calendário. Hoje, valem os dias trabalhados em 2018;
  • Tiveram ganho de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício;
  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter os dados informado de forma correta ao governo brasileiro na declaração de RAIS feita pelo contratante.

O valor a ser recebido varia de acordo com o tempo de trabalho no ano base. Para 2020 o valor máximo recebido será de R$ 1.045 para aqueles que atuaram durante 12 meses e de R$ 87 para quem trabalhou por apenas 30 dias.

O calendário de pagamentos que está válido é referente ao ano de 2018, sendo assim os brasileiros que exerceram suas atividades entre janeiro e dezembro deste ano deverão fazer o saque do abono salarial.

Categorias de saque do abono salarial 

Além de seguir todos os requisitos mencionados, o trabalhador ainda é dividido entre os dois tipos de abonos existentes.  

O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, e o PASEP para os funcionários públicos. 

O calendário para a realização do pagamento do PIS segue os meses de nascimento dos trabalhadores. O dinheiro é pago pela Caixa Econômica Federal.

Para a definição das datas de pagamento do PASEP é levado em consideração o número final de inscrição. O pagamento é realizado pelo Banco do Brasil..

Aqueles que já tiverem conta nos bancos terão o valor creditado antes da data prevista. Porém, aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Os que não têm o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01 do Banco do Brasil, e no seu portal.

Leia também: IPVA SP: confira calendário do reembolso de veículos roubados em 2019

O saque do abono salarial ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não realize a retirada ele perde o benefício, que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA