Restituição do IR abre consulta a mais um lote nesta 2° feira

Os brasileiros que fazem anualmente a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física devem ficar atentos ao calendário do lote residual do IRPF. Nesta segunda-feira (9) a Receita Federal, responsável pelo procedimento, abre consulta dos valores da restituição do IR referente aos exercícios de 2008 a 2019.

Restituição do IR abre consulta a mais um lote nesta 2° feira (Reprodução/Internet)
Restituição do IR abre consulta a mais um lote nesta 2° feira (Imagem: Reprodução/Internet)

As consultas já podem ser realizadas desde às 9h da manhã da segunda-feira (9). De acordo com a receita federal, ao todo, 72.546 contribuintes receberão o crédito em suas contas. No final, serão totalizados R$ 240 milhões em restituições.

Leia Também: Caiu na malha fina do IR? Saiba se tem direito a restituição

A previsão é que o dinheiro seja depositado em 16 de março na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. É importante destacar que haverá a correção do valor pela taxa Selic, desta forma, percentuais variam de 5,44% a 113,72%, dependendo do período em que a declaração ficou retida.

Para saber se teve a restituição do IR liberada, o contribuinte deverá ficar atento e seguir as etapas para acessar o benefício. A Receita Federal destaca que é possível realizar o procedimento através de seu site, ou até mesmo ligar para Receitafone (146).

Ainda há a possibilidade de realizar diversos procedimentos através do aplicativo da Receita Federal, disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS. Ferramenta facilita consulta às declarações do IR e à situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Nele é possível consultar também diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Leia Também: Rapyd plataforma de serviços financeiros será lançada no Brasil hoje (9)!

Os valores de restituição ficam disponíveis para saque em até um ano. Caso não haja o recebimento dentro deste prazo, o contribuinte deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Mas vale destacar que caso o dinheiro não entre na conta, existe um procedimento que deverá ser realizado para facilitar e esclarecer as dúvidas.

A orientação é procurar uma agência do Banco do Brasil ou, se possível, pontuar outras facilidades que podem ser atendidas, entre elas: ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!