Licenciamento do Piauí não será mais enviado por Correios; saiba como emitir!

A partir desse mês, a documentação de licenciamento do Piauí para veículos nãos será mais enviada pelos Correios. O comunicado foi emitido nessa segunda-feira (2), por meio do Detran da região, que informou que os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passarão a ser inteiramente digitais. Quem ainda não aderiu a proposta, deve entrar no aplicativo do CRLV para solicitar a sua versão.

Licenciamento do Piauí não será mais enviado por Correios; saiba como emitir! (Imagem: Reprodução - Detran Divulgação)
Licenciamento do Piauí não será mais enviado por Correios; saiba como emitir! (Imagem: Reprodução – Detran Divulgação)

O procedimento é simples, basta ir até a loja de aplicativos do celular e baixar a ferramenta. Ela é gratuita e está disponível na versão IOS e Android. Na sequência, é preciso criar ou já acessar um cadastro existente, fornecendo a numeração do carro (número do renavam e placa) mais os dados pessoais do motorista.

Ao enviar os dados solicitados e confirmar o registro, o motorista terá acesso automático ao documento, juntamente com à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também: Licenciamento SP 2020: aprenda a quitar o débito com IPVA e DPVAT atrasados

Com a versão digital do licenciamento do Piauí, será possível circular por todo o território nacional apresentando apenas o sistema no celular. No entanto, é válido ressaltar que o registro só é liberado se o veículo não possuir pendências, como atraso no IPVA e multas de trânsito.

Nesse caso, é preciso regulamentar a situação, quitar as dívidas e verificar a situação da carteira de habilitação do motorista para que ele não seja barrado pela blitz.

A ideia de aderir ao serviço digital veio por meio do aumento da demanda da emissão de documentos. Com o grande volume de solicitações, o Detran optou pela plataforma online, de modo que otimizasse e barateasse o serviço.

A versão online, diminui os custos com impressão e transporte, além de facilitar para os motoristas que não correrão o risco de esquecer o documento em casa.

Leia também: Pensão por morte do INSS muda após aprovação da reforma

Diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, reforça que o licenciamento do Piauí na versão digital terá a mesma validade do registro físico e não irá modificar o funcionamento da fiscalização.

“Com o CRLV digital, o proprietário não precisará ir até o órgão para ter acesso ao documento. Agora o usuário pode acessar o site do departamento e imprimir o registro, que conta com QR Code, que pode ser lido para verificar a autenticidade durante uma fiscalização de trânsito. Não será cobrada taxa para a versão eletrônica, ela é totalmente gratuita”, destacou.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Licenciamento do Piauí não será mais enviado por Correios; saiba como emitir!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA