IPVA MS 2020 ainda pode ser regularizado após vencimento do boleto

Proprietários de veículos automotivos do estado do Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao pagamento do IPVA MS 2020. O prazo para regularização no pagamento ainda pode ser feito, mesmo passado o vencimento de algumas parcelas. Motoristas devem comparecer a centros indicados para quitar o valor e não ter prejuízos com o estado.

IPVA MS 2020 ainda pode ser regularizado após vencimento do boleto
IPVA MS 2020 ainda pode ser regularizado após vencimento do boleto

Neste ano, o governo disponibilizou o acesso ao boleto IPVA MS 2020 via internet. Os pagamentos puderam ser realizados em duas modalidades, sendo de forma à vista com desconto de 15% ou parcelado em até cinco vezes. O pagamento em forma única já teve sua data final passada.

Leia Também: IPVA 2020: saiba todas as consequências de não pagar o tributo

Já em relação ao parcelado, interessado deve ficar atento às datas de vencimento: a segunda parcela venceu em 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio.

Para aqueles que perderam o prazo de pagamento, podem se regularizar junto a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Para tanto, é necessário dirigir-se a uma Agência Fazendária e pagar uma multa. Desta forma, permitirá que as próximas parcelas não tenham encargos.

O valor do imposto é definido de acordo com o preço de mercado do automóvel, segundo a tabela Fipe, multiplicado pelas alíquotas.

Para o IPVA MS 2020, Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) definiu as seguintes alíquotas:

  • 3,5% para os carros de passeio;
  • 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos;
  • 2,5% para embarcações e aeronaves;
  • 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart;
  • 3,5% para carros de passeio;
  • 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizam óleo diesel;
  • 7% para veículos de corrida.

Leia Também: Queda do Minha Casa Minha Vida preocupa setor imobiliário

Em caso de dúvidas, os contribuintes que desejam se regularizar devem se dirigir pessoalmente às Agenfas em seus respectivos municípios, munidos de documentos pessoais e do registro do veículo.

É possível, ainda, procurar a Coordenadoria de Fiscalização do IPVA e do ITCD (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858), das 7h30 às 17h30. Ou pelos telefones (67) 3316-7513 / 7534/ 7541 para mais informações.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação do governo mato grossense, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo o governo, 50% do IPVA é destinado para os municípios. A outra metade fica com o Estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!