Aprenda a usar o cartão Nubank no metrô do Rio de Janeiro

Você sabia que no metrô do Rio de Janeiro é possível pagar o bilhete usando pagamento por aproximação? Esta tecnologia que usa NFC (Comunicação por Campo de Proximidade em português) permite a compra da passagem apenas aproximando o celular ou cartões de crédito compatíveis do ponto de pagamento. Seja eles, maquininhas de cartão ou as catracas do metro carioca. A novidade agora faz parte do cartão Nubank.

Aprenda a usar o cartão Nubank no metrô do Rio de Janeiro
Aprenda a usar o cartão Nubank no metrô do Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução / Google)

Esta tecnologia está presente no cartão Nubank e os clientes não pagam nada a mais para utiliza-la. Então se acontecer de estar sem o bilhete único, o seu cartão roxinho estará pronto pra te ajudar.

Leia Mais: Nubank divulga prejuízo milionário no ano de 2019

O processo é o mesmo utilizado para pagamentos com a tecnologia contactless, e semelhante a usada pelo Bilhete Único, na qual não é preciso inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

Os clientes que têm o cartão de crédito Nubank, o valor da tarifa de metrô será debitada do limite disponível e irá aparecer diretamente na fatura em aberto (azul no app), sem nenhum custo adicional para esta ação

Quem utilizam a função débito também pode utilizar o pagamento por aproximação. Só é preciso ter saldo disponível na Conta do Nubank para que a transação seja realizada.

Quem optar por pagar usando o contactless não vai precisar comprar ou recarregar o bilhete. Com isso, o usuário vai ganhar tempo e evitar filas na hora do embarque.

Os aparelhos do Metrô Rio que farão a leitura de seu cartão para a cobrança não oferecem a possibilidade de escolha entre função débito e crédito, a transação será feita na opção “padrão” do cartão Nubank.

Quando o cliente recebe o cartão a opção padrão é o crédito. Mas, caso o usuário não tenha feito nenhuma transação usando o crédito, a passagem será cobrada na função débito. Ou seja, sua compra no transporte público será debitada da NuConta.

É importante lembrar que, por enquanto, não haverá integração com metrô e ônibus, como acontece com o bilhete único. Todas as vezes que o usuário passar pela catraca, o valor real da passagem será debitado do limite disponível na conta do usuário.

O pagamento por aproximação já é aceito em todas as três linhas e 41 estações de metrô na cidade do Rio de Janeiro.

Leia MaisNovo programa do governo vai gerar emprego e renda às pessoas com mais de 55 anos

O uso do contactless no transporte já chegou também nos trens do Rio de Janeiro. Em São Paulo, alguns ônibus já aceitam o pagamento com esta tecnologia desde outubro do ano passado. Em Jundiaí – São Paulo, o pagamento por aproximação já está disponível em todas as linhas de ônibus.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.