Saque do FGTS pode ser feito sem Cartão Cidadão? Entenda!

Ao se dirigir ate a lotérica ou agência da Caixa Econômica com o intuito de receber parte do seu fundo de garantia, o trabalhador normalmente já leva consigo o cartão Cidadão. Mas no caso de pessoas que não têm o documento, o saque do FGTS pode ser feito sem o cartão Cidadão e sem sua senha? Saiba aqui.

Saque do FGTS pode ser feito sem Cartão Cidadão? Entenda!
Saque do FGTS pode ser feito sem Cartão Cidadão? Entenda! (Foto: Reprodução/Google )

Em primeiro lugar é necessário se identificar caso não tenha a senha ou o próprio Cartão Cidadão. A Caixa faz isso como uma medida de segurança, para que outras pessoas não tenham acesso ao seu dinheiro do FGTS.

Leia Mais: Saque do FGTS finaliza em 31 de março e 37 milhões ainda não receberam

Por isso, você pode ir até uma casa lotérica ou uma agência da Caixa com um documento de identidade com foto, como por exemplo o RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Ou ainda, portando um documento de identidade funcional de entidade de classe, como a carteira da OAB para advogados, a CRM para médicos, a CRC para profissionais da contabilidade, o CREA para engenheiros e agrônomos ou o CRA para administradores.

É muito importante ressaltar que quem apresentar apenas o documento de identidade para o saque do FGTS está limitado a retirar até R$ 100 nas casas lotéricas ou até R$ 998 nas agências da Caixa. Isto é uma boa medida, já que pelo menos o trabalhador não ficará totalmente desamparado se acontecer de estar sem seu Cartão Cidadão ou senha.

Destacando também que caso seja correntista da Caixa, você não precisa do Cartão Cidadão para fazer o saque do benefício. Haja vista que o valor do FGTS entra direto na sua conta, seja ela uma poupança ou uma conta-corrente.

Em todo caso é bom ter o cartão Cidadão em casa, e é importante fazer um novo cartão. Isso porque você não precisará dele apenas para sacar o FGTS.

Dentre os benefícios que são atrelados ao documento estão o Seguro desemprego, Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), Abono salarial e o Bolsa Família

Se seu o seu Cartão foi perdido ou roubado, você pode solicitar uma nova via através do telefone 0800-726-0207. Tenha em mãos o número do seu CPF e o Número de Inscrição Social (NIS) para agilizar o atendimento.

Após a solicitação, o trabalhador deverá aguardar o prazo de 15 a 30 dias úteis para receber o novo cartão na sua casa. Você também pode optar pela retirada em uma agência próxima.

Leia Mais: Saque aniversário do FGTS pode ser cancelado? Entenda como funciona a desistência

Também é possível pedir uma nova via do Cartão Cidadão diretamente em uma agência da Caixa. Para isso, você vai precisar de seu documento de identidade, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.