Você sabe o que é o Cartão Cidadão e para que ele serve? Trata-se de um cartão registrado na Caixa, cuja finalidade é facilitar o acesso a benefícios como o FGTS, seguro desemprego, rendimento do PIS e abono salarial. Por meio dele, o cidadão pode receber e sacar seus direitos trabalhistas de forma mais ágil e segura.

Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir
Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir

Seu cadastro pode ser feito em qualquer agência do banco nacional, apresentando os seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Leia mais: Caixa e BB depositam abono salarial PIS/PASEP; confira data de pagamento 

Aqueles que desejarem resolver pelo celular, basta ligar para o número 0800-726-0207, informar os dados da mesma documentação citada e aguardar os 15 dias, tempo estimulado para receber o cartão no endereço fornecido.

Como consultar o saldo?

Com o cartão em mãos, o cadastrado pode realizar consultas tanto presencialmente quanto online. No caso da consulta presencial, basta dirigir-se a uma agência apresentando um documento oficial com foto. As agências Caixa possuem atendentes e senhas especiais para este serviço, otimizando o tempo de espera em filas.

Já quem desejar fazer online, basta acessar o site da Caixa, criar um cadastro a partir dos documentos pessoais e registrar sua conta. Feito o login, basta clicar na opção “consultar saldo do cartão cidadão”. Aqueles que já estão registrados, podem acessar apenas completando os campos informacionais solicitados com o número do PIS/PASEP.

Minha senha foi bloqueada, o que faço?

Em caso de bloqueio é necessário ligar para a central de atendimento (0800 726 0207) do cartão cidadão, informando o número do RG, CPF e do cartão. A atendente perguntará datas de aniversário e demais informações para comprovação dos dados e na sequência autorizará o desbloqueio. Para concluir o processo, é necessário ir até uma unidade Caixa ou Lotérica e refazer o cadastramento com uma nova senha.

Perdi meu Cartão Cidadão, como solicitar a segunda via?

Em caso de roubo, perda ou danificação, o cadastrado deve dirigir-se até uma unidade caixa apresentando o número do NIS OU PIS/PASEP, junto ao CPF e documento original com foto e solicitar um novo cartão. O serviço também pode ser feito por meio de ligação, no mesmo número citado acima.