publicidade

Você sabe o que é o Cartão Cidadão e para que ele serve? Trata-se de um cartão registrado na Caixa, cuja finalidade é facilitar o acesso a benefícios como o FGTS, seguro desemprego, rendimento do PIS e abono salarial. Por meio dele, o cidadão pode receber e sacar seus direitos trabalhistas de forma mais ágil e segura.

Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir
Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir
publicidade

Seu cadastro pode ser feito em qualquer agência do banco nacional, apresentando os seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Leia mais: Caixa e BB depositam abono salarial PIS/PASEP; confira data de pagamento 

Aqueles que desejarem resolver pelo celular, basta ligar para o número 0800-726-0207, informar os dados da mesma documentação citada e aguardar os 15 dias, tempo estimulado para receber o cartão no endereço fornecido.

Como consultar o saldo?

Com o cartão em mãos, o cadastrado pode realizar consultas tanto presencialmente quanto online. No caso da consulta presencial, basta dirigir-se a uma agência apresentando um documento oficial com foto. As agências Caixa possuem atendentes e senhas especiais para este serviço, otimizando o tempo de espera em filas.

Já quem desejar fazer online, basta acessar o site da Caixa, criar um cadastro a partir dos documentos pessoais e registrar sua conta. Feito o login, basta clicar na opção “consultar saldo do cartão cidadão”. Aqueles que já estão registrados, podem acessar apenas completando os campos informacionais solicitados com o número do PIS/PASEP.

Minha senha foi bloqueada, o que faço?

Em caso de bloqueio é necessário ligar para a central de atendimento (0800 726 0207) do cartão cidadão, informando o número do RG, CPF e do cartão. A atendente perguntará datas de aniversário e demais informações para comprovação dos dados e na sequência autorizará o desbloqueio. Para concluir o processo, é necessário ir até uma unidade Caixa ou Lotérica e refazer o cadastramento com uma nova senha.

Perdi meu Cartão Cidadão, como solicitar a segunda via?

Em caso de roubo, perda ou danificação, o cadastrado deve dirigir-se até uma unidade caixa apresentando o número do NIS OU PIS/PASEP, junto ao CPF e documento original com foto e solicitar um novo cartão. O serviço também pode ser feito por meio de ligação, no mesmo número citado acima.

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.