Com o período de declaração do IRPF 2020 se aproximando, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou detalhes sobre como os aposentados e pensionistas podem acessar o extrato de rendimento do ano-base de 2019.
O demonstrativo poderá ser consultado por meio do portal “Meu INSS”, com o acesso (login e senha) do aposentado ou pensionista.
Leia também: Vai declarar o Imposto de Renda 2020? Saiba quais as exigências
Caso seja o primeiro acesso no portal, será preciso fornecer os dados solicitados na área de login e realizar o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Caso já tenha algum cadastro no portal, basta inserir os dados.
Clique aqui para acessar o site do INSS ou instale o aplicativo para smartphones, clicando aqui.
Após acessar o sistema, o próximo passo será escolher a opção “Extrato para Imposto de Renda”, presente ao lado esquerdo da página, e em seguida clicar em ‘Emitir o Documento’.
Leia também: INSS: tempo de espera para concessão de benefício é o maior em 5 anos
Uma outra forma de obter o informe de rendimento para o Imposto de Renda 2020, é indo até uma das Agências do INSS, com agendamento prévio. Também é possível fazer o agendamento pelo telefone ‘135’. Mas, o próprio órgão recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet, por uma questão de maior cômodo para os cidadãos.
Declaração do IRPF 2020 2020
Os contribuintes terão 60 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda 2020, o período inicia no dia 2 de março e vai até o dia 30 de abril. As pessoas que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 durante o ano de 2019, precisam entregar a declaração a Receita Federal dentro do prazo.