IPVA 2020 PB: veículos com final 2 têm até hoje (28) para quitar débito

Os motoristas da Paraíba com veículo cuja placa tem final 2, podem realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA 2020 PB) na cota única e à vista até hoje, sexta-feira (28). 

IPVA 2020 PB: veículos com final 2 têm até hoje (28) para quitar débito
IPVA 2020 PB: veículos com final 2 têm até hoje (28) para quitar débito (Imagem:Reprodução/Google)

Os contribuintes podem realizar o pagamento do tributo em outras duas opções, a primeira é o parcelamento e a segunda é quitando totalmente o débito. 

Leia também: IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira

Se parcelou o imposto, a primeira cota deve ser paga hoje (28) também. Já o pagamento sem desconto pode ser feito até o dia 30 de abril.

Os boletos devem ser impressos pela internet, no site da Sefaz-PB ou no site do Detran. O contribuinte pode realizar o pagamento no local que escolher, basta informar antes da impressão, na “ficha de compensação”. 

Nesta sexta-feira (28), acaba o prazo para comprovar a isenção de carros com a placa final 2. Se encaixam nessa categoria taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas.

Para isso, é necessário levar a documentação na repartição fiscal mais próxima do seu domicílio para poderem utilizar desse benefício. 

É importante lembrar que esses veículos isentos deverão pagar as demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.

O estado informou que em seus lançamentos, são 77.298 veículos com placa final 2. O IPVA é um imposto de administração estadual, e por isso, suas datas e seus valores variam de uma região para outra.

Os valores são baseados na tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que considerada características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação para definir seu preço de mercado. 

Tendo essa quantia, é multiplicado pelas alíquotas do estado presentes no código tributário. O resultado mostra quanto será pago de IPVA 2020 PB.

Leia também: Meu INSS é atualizado com nova versão e layout diferente

Caso o pagamento do tributo não seja feito será realizado o acréscimo de multa e juros sobre os valores não quitados. Além disso, sem realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!