Informe de rendimentos do INSS já pode ser acessado para o IR 2020

Já está disponível para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional Do Seguro Social) a consulta ao Informe de Rendimentos do ano-base 2019. O documento é usado para que possam fazer o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020.

Informe de rendimento do INSS já pode ser acessado para o IR 2020
Informe de rendimento do INSS já pode ser acessado para o IR 2020 (Foto: Reprodução Google)

Para fazer a consulta e a impressão do documento o usuário deve acessar o site do INSS. Ao abrir a página, será necessário ter uma senha cadastrada. Se ainda não tiver, o site informa a maneira de obtê-la.

Leia MaisConheça o novo valor da contribuição INSS para donas de casa

Lembrando que é possível utilizar também o aplicativo meu INSS para fazer a consulta. O App está disponível para IOS e Android

O informe de rendimentos é um dos documentos usados para fazer a declaração do Imposto de Renda.

O documento, que também é entregue pelas empresas a seus funcionários, detalha os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS.

Ele também pode abranger gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa. O ideal é consultar o RH de onde trabalha para saber qual formato (impressa ou eletrônica) o documento será fornecido

Os bancos precisam enviar aos clientes o relatório de investimentos, com dados sobre saldo da conta corrente, poupança, aposentadoria privada e os rendimentos obtidos pelos investimentos feitos pelo contribuinte.

As redes costumam fornecer o documento pela internet, mas também é possível solicitar uma versão impressa na sua agência.

Leia MaisInvestimento em poupança gera incertezas com nova taxa de rendimento

Bancos e Empresas têm o prazo máximo até o dia 28 de fevereiro para fornecer o informe de rendimentos aos seus empregados e clientes. Mas é possível que o documento seja disponibilizado antes desta data, como fez o INSS.

Verifique com o RH da empresa quando o documento estará disponível e consulte o site do seu banco para obter todas as informações.

O histórico com toda as contribuições e rendimentos do cidadão comprova os seus gastos que serão inclusos na declaração do Imposto de Renda 2020. Por isso, ter em mãos esse documento é imprescindível.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.