Novidades foram anunciadas para a restituição do IR 2020. O calendário para este ano foi divulgado. O primeiro lote tem início no dia 29 de maio e segue até o mês de setembro. Os valores devem ser retirados por brasileiros que fazem anualmente a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física.
O calendário corresponde a restituição do IR 2020. As consultas serão liberadas logo depois que a janela de entrega das declarações for fechada.
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A partir de 2 de março o portal da Receita Federal estará aberto para receber os documentos sobre a renda dos trabalhadores brasileiros. Finalizando o prazo em 30 de abril.
Calendário restituição IR 2020
- 1° lote: 29 de maio
- 2° lote: 30 de junho
- 3° lote: 31 de julho
- 4° lote: 31 de agosto
- 5° lote: 30 de setembro
Mesmo assim, não se sabe qual é o lote no qual a pessoa estará enquadrada. A Receita Federal destaca que há critérios pré-definidos, mas o repasse será realizado e informado com antecedência.
O recebimento será dado de forma prioritária para alguns grupos detalhados pela Receita Federal.Constituídos pelos seguintes perfis:
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- Idosos acima de 80 anos
- Pessoas entre 60 e 79 anos
- Contribuinte com alguma deficiência física, mental ou doença grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
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Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Através do serviço e-CAC é possível ver o extrato da declaração e consultar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Ainda é possível ligar para o Receitafone, no número 146.
Os valores de restituição ficam disponíveis para saque em até um ano. Caso não haja o recebimento dentro deste prazo, o contribuinte deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
É importante destacar que caso o valor do Imposto de Renda não seja creditado há a possibilidade de resolver a questão das seguintes formas: comparecendo pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.